Secções
Entrar

CDS prepara programa de emergência com Nobre Guedes, Lobo Xavier e Pires de Lima

13 de junho de 2020 às 15:44

Esta "unidade de missão terá como fito a construção de propostas que perspetivem a tão proclamada reforma do Estado", referem os centristas.

O CDS-PP criou um grupo de trabalho para preparar um "programa de emergência social" de resposta à crise pandémica de covid-19 que recupera destacados ex-dirigentes como Luís Nobre Guedes, António Lobo Xavier ou António Pires de Lima.

Segundo uma nota enviada à agência Lusa, o Grupo para a Recuperação Económica e Social de Portugal (GRESP) é formado por oito personalidades e, segundo o líder centrista, tem por objetivo "apresentar um programa para a emergência social e oferecer um plano para a retoma da atividade económica após a pandemia de covid-19".

Esta "unidade de missão terá como fito a construção de propostas que perspetivem a tão proclamada reforma do Estado", refere a nota dos centristas, acrescenta Francisco Rodrigues dos Santos no texto.

Além de Lobo Xavier, Pires de Lima e Luís Nobre Guedes, o "Grupo dos 8" inclui ainda António Galvão Lucas, António Maia Gonçalves, Sandra Strecht e as independentes Paula Guimarães e Paula Morais.

O presidente do CDS-PP sublinha que o elenco escolhido demonstra "a inequívoca união de várias gerações e correntes do CDS, sinal de que o partido está coeso e focado em ser útil a Portugal e aos Portugueses",

Ao incluir "destacados militantes", mas também independentes, "prova que o CDS-PP tem sabido abrir-se ao exterior e atrair o que de melhor a sociedade civil tem para oferecer à política", assinala ainda Francisco Rodrigues dos Santos.

O GRESP irá elaborar "soluções consistentes e com adesão à realidade para o futuro Portugal, dando especial destaque, no curto prazo, ao combate à pobreza e ao apoio aos mais idosos, à capacitação do Serviço Nacional de Saúde, à revitalização do tecido empresarial, à diminuição da burocracia, à competitividade fiscal, e à segurança".

"O CDS-PP aproveitará esta oportunidade para construir um Portugal com futuro para as gerações vindouras, recompondo o elevador social, para que a geração atual não venha a ser acusada da destruição dos sonhos dos mais jovens e dos que ainda não nasceram", conclui o presidente do CDS.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 426 mil mortos e infetou mais de 7,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.512 pessoas das 36.463 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo monetário Internacional (FMI) a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 3% em 2020, arrastada por uma contração de 5,9% nos Estados Unidos, de 7,5% na zona euro e de 5,2% no Japão.

Em Portugal, o Governo prevê que a economia recue 6,9% em 2020 e que cresça 4,3% em 2021.

A taxa de desemprego deverá subir para 9,6% este ano, e recuar para 8,7% em 2021.

Em consequência da forte recessão, o défice orçamental deverá chegar aos 6,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 e a dívida pública aos 134,4%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela