Secções
Entrar

Carla Tavares é a nova presidente da FAUL do PS

Lusa 11 de janeiro de 2025 às 10:19

A eurodeputada socialista, com 54 anos, deixou o ano passado a presidência da Câmara Municipal da Amadora na sequência da eleição para o Parlamento Europeu.

A eurodeputada do PS Carla Tavares venceu as eleições intercalares da FAUL do PS com 71% dos votos e será a nova presidente da estrutura, tendo batido Miguel Prata Roque que conseguiu 29%, adiantou à Lusa fonte oficial.

Cofina Media

De acordo com a mesma fonte, Carla Tavares obteve 2402 votos (71%) e Miguel Prata Roque 991 (29%), sendo o universo de militantes com capacidade eleitoral de cerca de seis mil pessoas.

As eleições intercalares que decorreram na sexta-feira nas várias secções - e que foram apenas para a presidência já que os restantes órgãos federativos se mantêm - determinaram que Carla Tavares será a sucessora de Ricardo Leão na presidência da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS.

A eurodeputada socialista, com 54 anos, deixou o ano passado a presidência da Câmara Municipal da Amadora na sequência da eleição para o Parlamento Europeu, quando ocupou o sexto lugar da lista do PS às eleições europeias de junho.

O presidente da Câmara de Loures, que na sexta-feira anunciou a sua recandidatura nas autárquicas deste ano, demitiu-se da FAUL no início de novembro na sequência da polémica devido à aprovação de uma recomendação do Chega na autarquia, relacionada com despejos em habitações municipais.

Quando anunciou a candidatura à agência Lusa, no final de novembro, Carla Tavares disse que o objetivo era "a coesão, a união e o fortalecimento" do partido, pretendendo "trabalhar para que o PS tenha um bom resultado no contexto das autárquicas" deste ano.

Na altura desse anúncio, Pedro Pinto de Jesus, atual presidente interino da FAUL, e Filipe Santos Costa, ex-presidente da AICEP, nomes então apontados como estando a ponderar uma candidatura, adiantaram à Lusa que não iriam avançar e que estavam ao lado de Carla Tavares.

Como mandatária, a candidata escolheu a deputada e antiga ministra socialista Mariana Vieira da Silva.

O primeiro a avançar para esta corrida foi Miguel Prata Roque, com 47 anos, antigo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do primeiro Governo de António Costa e atualmente comentador da SIC Notícias e professor de Direito.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela