Impasses na Amadora e Sintra atrasam salários
Dificuldades em formar executivos provocaram problemas, incluindo nos pagamentos a fornecedores e professores.
Dificuldades em formar executivos provocaram problemas, incluindo nos pagamentos a fornecedores e professores.
Acusado de não fazer oposição e de boicotar Suzana Garcia, PSD da Amadora tem um vereador a receber avenças do PS em Loures (e algumas são misteriosas). Suzana Garcia diz que não deve favores nem pode ser comprada. Ligações chegam à EMEL (Lisboa). Loures contratou o marido de Carla Tavares, ex-presidente da Amadora e amiga de Ricardo Leão
A Comissão Europeia propôs um novo orçamento da UE a longo prazo, para 2028-2034, de dois biliões de euros, acima dos 1,2 biliões do atual quadro, que inclui mais contribuições nacionais e três novos impostos.
A polémica em torno do assunto surgiu após afirmações da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que disse haver trabalhadoras que usavam de forma abusiva a licença de amamentação.
A lei define que a "mãe que amamenta o filho tem direito a dispensa de trabalho para o efeito, durante o tempo que durar a amamentação", mas a ACT confirmou que algumas empresas não cumpriram esta regra.
Houve uma reunião tensa do secretariado nacional do partido no hotel Altis, onde alguns membros pediram a demissão de Pedro Nuno Santos. E os candidatos à sucessão começaram logo a aparecer.
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) entendeu que não e venceu por maioria – com os votos contra das associações patronais. Entre os muitos pareceres que geraram desacordo há o caso de uma enfermeira acusada de falsificar atestados médicos, e a manipulação de uma fatura da EDP para forjar um comprovativo de morada.
O país conta com 5265 mulheres nas Forças Armadas: 3460 militares (817 na Marinha, 1.424 no Exército e 1.219 na Força Aérea) e 1805 civis.
O cenário mais provável nesta altura volátil, a ida para eleições, reabre e amplia a incerteza vivida na ida às urnas há exatamente um ano. À incógnita sobre a reação do eleitorado às terceiras eleições em três anos somam-se as pontes ainda mais queimadas entre os partidos, sobretudo os do centro. Risco para a governabilidade é alto.
Mais de duas dezenas de presidentes de câmara já encontraram outra ocupação. PSD e PS encaixam autarcas no fim do terceiro mandato – o limite legal – noutros postos. Tachos, dizem uns. Recompensa e escolha dos melhores, dizem eles. São deputados, eurodeputados, dirigentes de ULS, da segurança social, de CCDR ou de institutos públicos. E as nomeações estão a acelerar.
A eurodeputada socialista, com 54 anos, deixou o ano passado a presidência da Câmara Municipal da Amadora na sequência da eleição para o Parlamento Europeu.
Com autárquicas à vista, luta-se pela liderança da distrital do PS na capital. Há quem planeie arranjar mais uma candidata para prejudicar um adversário.
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego entrega hoje o selo da igualdade salarial a 14.797 empresas, que promovem a igualdade salarial entre mulheres e homens em Portugal.
É nos quadros superiores que a diferença mais se acentua, afirmou presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego no Parlamento.
A pouco mais de um ano das autárquicas, neste momento são 105 (do total de 308) os presidentes de câmara que não se podem recandidatar nas próximas eleições.
Entre os novos eurodeputados nacionais há jovens, antigos ministros, presidentes de câmaras e ex-líderes parlamentares.