Secções
Entrar

Bodo/Glimt expedito gela estreia do FC Porto na Liga Europa

Lusa 25 de setembro de 2024 às 21:40

Kasper Hogh, Jens Petter Hauge e Deniz Gül marcaram os golos da vitória.

Uma exibição recheada de insegurança defensiva e passividade nas transições custou hoje ao FC Porto uma surpreendente derrota na visita ao campeão norueguês Bodo/Glimt (3-2), na estreia da remodelada fase regular da Liga Europa de futebol.

EPA/Mats Torbergsen

No relvado sintético do Estádio Aspmyra, o dinamarquês Kasper Hogh (15) e Jens Petter Hauge (40 e 62) anotaram os golos dos anfitriões, que até começaram a perder, com um tento do espanhol Samu (08) e ficaram reduzidos a 10 elementos a partir da expulsão com duplo cartão amarelo de Isak Määttä (51), num resultado fechado pelo estreante sueco Deniz Gül (90).

O FC Porto, vencedor em 2002/03 e 2010/11, quebrou a invencibilidade dos clubes portugueses nas provas europeias desta época, que durava há 14 partidas, e vai terminar a primeira de oito rondas da fase regular no lote dos últimos classificados, sem pontos.

Quatro dias depois do triunfo na visita ao Vitória de Guimarães (3-0), da sexta jornada da I Liga, Vítor Bruno devolveu às escolhas iniciais Marko Grujic, Gonçalo Borges e Iván Jaime, que testou o guarda-redes Nikita Haikin de meia-distância logo no primeiro minuto.

O Bodo/Glimt não demorou a ripostar, com Isak Määttä a atirar para intervenção de Diogo Costa (três minutos) e Hogh a cabecear por cima (cinco), mas ficou em desvantagem logo a seguir, quando Gonçalo Borges cruzou na direita para a zona do segundo poste e Francisco Moura assistiu o quarto tento de Samu em outros tantos jogos pelos 'dragões'.

O dianteiro esteve perto de 'bisar' num remate 'picado' sobre Haikin (10 minutos) e Gonçalo Borges também atirou ao lado (13), num fulgor diluído ao fim do primeiro quarto de hora, já que Hauge lançou Hogh nas costas da defesa 'azul e branca' para o golo da igualdade.

O FC Porto quase recuperava a vantagem numa tentativa de corte de Odin Bjortuft contra Haikin (19 minutos), insistindo em investidas desenquadradas de Iván Jaime (23) e João Mário (28 e 35), por entre uma perdida de Ulrik Saltnes aos pés de Diogo Costa (31).

Assente em pressão alta e futebol envolvente, o Bodo/Glimt viu igualmente Patrick Berg esbarrar no guarda-redes visitante (38 minutos), que seria desfeiteado pela segunda vez a caminho do intervalo, fruto de uma combinação entre Hogh e Saltnes, finalizada em zona frontal por Hauge.

Haikin viria a suster a diferença tangencial perante Samu (45 minutos), no ocaso de uma primeira parte movimentada, cujo equilíbrio territorial aparentou ficar condicionado com a expulsão de Määttä no reatamento, por tentativa de simulação nas imediações da área 'azul e branca'.

Apesar da inferioridade numérica, os processos simples do Bodo/Glimt voltaram a expor os problemas defensivos do FC Porto aos 62 minutos, altura em que Berg desarmou Iván Jaime e descobriu Hauge, que tirou Zé Pedro da frente e rematou cruzado para o 3-1.

Se o recém-entrado Galeno (68 minutos) e Zé Pedro (73) não acertaram no alvo, o líder isolado da Liga norueguesa, que caminha para o quarto título doméstico em cinco anos, explorava o desnorte alheio por Hauge (74), cujo 'hat-trick' foi negado por Nehuén Pérez perto da linha de golo, e por Saltnes, ao forçar uma defesa apertada de Diogo Costa (76).

O avanço do relógio traria agitação junto da baliza de Haikin, que se superiorizou a Nico González (77 minutos), a Pepê (78) e ao suplente Deniz Gül (90), cuja estreia a marcar pelo FC Porto na reta final, após golpe aéreo do espanhol bloqueado por Villads Nielsen, não bastou para evitar a segunda derrota dos pupilos de Vítor Bruno em 2024/25.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela