Secções
Entrar

BE questiona Centeno, mas continua do seu lado

03 de dezembro de 2015 às 11:04

O sistema financeiro (com Banif, Novo Banco), disse Catarina Martins no debate ao programa do Governo, "continua a ser um risco para o País"

O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje o ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre o sistema financeiro e o seu risco para Portugal, mas advertiu a direita para não ver nestas perguntas uma "ambiguidade" face ao acordo estabelecido com o PS.

"Escusa a direita de querer ver nesta afirmação qualquer ambiguidade do BE face ao compromisso que assumimos com o PS e com todo o País", advertiu a porta-voz do Bloco, Catarina Martins, numa intervenção no parlamento no segundo dia de debate do programa do XXI Governo constitucional.

O sistema financeiro, sustentou a deputada bloquista, "continua a ser um risco para o País", e "quando se sabe das dificuldades do Banif e do Novo Banco a prioridade tem de ser mesmo não repetir os erros do passado".

Nesse sentido, advogou Catarina Martins, o executivo "não pode esconder-se no Banco de Portugal, nem o Banco de Portugal [pode] continuar a apresentar pela calada facturas cada vez mais pesadas aos contribuintes portugueses".

O Bloco exigirá "com a mesma determinação" um governo capaz de travar o empobrecimento mas também disponível para uma "clara prestação de contas sobre o sistema financeiro e a defesa intransigente dos interesses do Estado e do erário público face a uma banca e a um regulador que falharam vezes demais".

E acrescentou: "O BE não faltou, nem faltará, a nenhum compromisso com a recuperação de rendimentos do trabalho e a defesa do Estado social. E esse é um trabalho para a legislatura".

Catarina Martins acusou ainda a direita de "fraude eleitoral" na última campanha eleitoral, referindo-se à bloquista à "sobretaxa [de IRS] que afinal não é devolvida", à "economia estagnada" ou ao "falhanço da meta do défice".

A intervenção da porta-voz do BE foi a primeira no dia em que a Assembleia da República conclui a discussão do Programa do XXI Governo Constitucional, que terminará com o 'chumbo' pelas bancadas da esquerda da anunciada moção de rejeição a ser apresentada pelo PSD e pelo CDS-PP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela