Secções
Entrar

Azovstal: Rússia anuncia cessar-fogo durante três dias

05 de maio de 2022 às 07:36

O cessar-fogo no complexo metalúrgico começa já durante esta quinta-feira com o objetivo de permitir a abertura de um corredor humanitário. Também na última noite 344 pessoas foram retiradas da cidade de Mariupol e dos arredores.

A Rússia anunciou um cessar-fogo de três dias, a começar já esta quinta-feira, no complexo metalúrgico de Azovstal. O objetivo é permitir abrir um corredor humanitário para a retirada de civis da cidade portuária de Mariupol.

O comunicado foi feito pelo Ministério da Defesa russo que avançou que as forças militares do país vão abrir um corredor humanitário entre os dias 5, 6 e 7 de maio, das 08 da manhã às 18 horas [horário de Moscovo].

"Durante este período, as forças armadas russas e as unidades da República Popular de Donetsk vão cessar-fogo e as hostilidades unilateralmente", acrescentou.

Para além disto, na última noite 344 pessoas foram retiradas da cidade de Mariupol e dos arredores. O comunicado foi feito por Volodymyr Zelensky e Iryna Vereshchuk, a vice-primeira-ministra da Ucrânia, que avançaram com número oficiais de militares e civis retirados na segunda fase da operação de evacuação da cidade. 

O presidente da Ucrânia avançou ainda que os mais de 300 cidadãos seguiram para Zaporizhzhia e que "todos receberam a ajuda necessária". Nos próximos dias, Zelensky, espera que os civis que ainda se encontram no local possam ser retirados em segurança.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela