Secções
Entrar

Ataque do Daesh a santuário xiita mata 20 pessoas

11 de junho de 2016 às 16:00

Autoproclamado Estado Islâmico revelou que o atentado foi cometido por três bombistas suicidas. O santuário de Sayyida Zeinab é reverenciado pelos xiitas em todo o mundo

 Um atentado já reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico matou, pelo menos, 20 pessoas nas proximidades da capital da Síria. Segundo a agência de notícias oficial, os bombistas suicidas, um deles num carro, atacaram na zona da entrada do santuário de Sayyida Zeinab, que é reverenciado pelos xiitas em todo o mundo.

 

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos divulgou que pelo menos 20 pessoas foram mortas, incluindo 13 civis, e mais de 30 ficaram feridas nas explosões.

 

O ataque foi reivindicado através da agência de notícias Amaq, que divulga os comunicados do EI, referindo ainda que o atentado foi realizado por três bombistas suicidas.


 

O santuário, que fica a cerca de 10 quilómetros ao sul do centro de Damasco, é fortemente vigiado por forças pró-Governo, mas tem sido alvo de vários ataques jihadistas.

 

O canal de televisão oficial Al-Ikhbariya da Síria mostrou imagens de carros queimados e cobertos por fumo negro nas proximidades do santuário.

 

Nos últimos meses, o santuário foi atacado outras vezes pelo EI, deixando centenas de mortos e feridos, a maioria civis.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela