Secções
Entrar

Arranca hoje o primeiro congresso do Aliança para escolher a direção do partido

09 de fevereiro de 2019 às 08:24

Além das três eleições que se disputam este ano - europeias, regionais na Madeira e legislativas - o partido tem os olhos postos também num futuro mais longínquo.

Cerca de mil delegados, observadores e convidados vão reunir-se este sábado e domingo em Évora para o congresso fundador do partido Aliança, no qual serão eleitos os órgãos nacionais e será aprovada a moção de estratégia global.

O congresso, que decorrerá na Arena de Évora, arranca às 11h00 com a apresentação da declaração de princípios, estatutos e programa do partido, além do regulamento eleitoral e da moção de estratégia global.

O primeiro subscritor da moção "Por um país às direitas" é o fundador e líder do partido,Pedro Santana Lopes.

No documento lê-se que o partido quer afirmar-se e tornar-se "num grande partido político português e que dure várias gerações".

Quanto a desafios eleitorais, oAliança"apresentará listas próprias aos três atos eleitorais" deste ano, e quer mostrar-se aos portugueses "como a alternativa política".

"Após o congresso, o empenho da Aliança nas eleições que se sucedem em 2019 não nos impedirá de começar a preparar também as eleições legislativas regionais dos Açores, em 2020, assim como as eleições autárquicas de 2021", elenca o proponente, acrescentando que "em tempo devido" o partido "fará o balanço necessário e tomará uma decisão sobre as eleições presidenciais" de 2021.

Para as legislativas de outubro, Pedro Santana Lopes indica que o Aliança vai "apresentar-se aos portugueses com a profunda convicção de que a política deve ser feita por causas, por princípios e por valores".

Assim, o partido mostra-se disponível "para integrar um governo de centro/direita".

O desafio de uma coligação pós-eleitoral já foi, inclusivamente, lançado pelo antigo primeiro-ministro no início do ano.

Apontando que "deve ser especialmente exigente com o chefe do Estado", o partido salienta também que "acompanhará a ação do senhor Presidente da República com os diversos órgãos de soberania, e a relação de cada um deles com o povo português".

Na moção, o partido acrescenta que "em devido tempo" fará "o balanço necessário e tomará uma decisão sobre as eleições presidenciais".

Hoje, serão também divulgados no congresso os símbolos, o hino, a marcha e "outras músicas" do Aliança.

Durante a tarde, será discutida a moção estratégica global e, à noite, prevê-se a sua votação.

Neste congresso fundador, o Aliança irá escolher os seus órgãos, decorrendo as votações no domingo durante a manhã.

Está, então, prevista a eleição da Mesa do Congresso, da Direção Política Nacional (um equivalente à Comissão Política de outros partidos) e do Senado Nacional, um órgão "com alguma proximidade" ao Conselho Nacional (órgão máximo dos partidos entre congressos).

De Évora deverá sair ainda o Gabinete de Auditoria e a Comissão Jurisdicional, adiantou à Lusa fonte oficial do partido.

Estão previstas duas intervenções por parte de Santana Lopes - hoje a seguir ao almoço, e no domingo, no encerramento do congresso.

Além do líder, para hoje à tarde estão previstas também intervenções do cabeça-de-lista às eleições europeias, Paulo Sande, do embaixador António Martins da Cruz, e de um representante da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela