Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 3,0 na escala de Richter sentido em Torre de Moncorvo

O sismo não causou danos pessoais ou materiais, segundo as informações disponíveis.

Umsismode magnitude 3,0 na escala de Richter foi esta sábado sentido em Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, sem causar danos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo de 3,0 na escala de Richter foi registado às 03h01 nas estações da Rede Sísmica do continente, com epicentro a cerca de 10 quilómetros a este de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, adiantou o IPMA em comunicado.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) em Torre de Moncorvo e com menor intensidade na região de Vila Nova de Foz Côa, no distrito de Guarda.

Segundo o IPMA, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O nível III da escala de Mercalli, significa uma intensidade fraca.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.