Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 3,0 na escala de Richter sentido em Torre de Moncorvo

09 de fevereiro de 2019 às 08:20
As mais lidas

O sismo não causou danos pessoais ou materiais, segundo as informações disponíveis.

Umsismode magnitude 3,0 na escala de Richter foi esta sábado sentido em Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, sem causar danos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo de 3,0 na escala de Richter foi registado às 03h01 nas estações da Rede Sísmica do continente, com epicentro a cerca de 10 quilómetros a este de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, adiantou o IPMA em comunicado.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) em Torre de Moncorvo e com menor intensidade na região de Vila Nova de Foz Côa, no distrito de Guarda.

Segundo o IPMA, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O nível III da escala de Mercalli, significa uma intensidade fraca.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.