Secções
Entrar

André Ventura e a confirmação da eleição de dois vereadores do Chega: "Lisboa fica mais bem servida"

Lusa 04 de novembro de 2025 às 13:45

Recontagem tinha sido pedida pela CDU

O presidente do Chega congratulou-se esta terça-feira pela confirmação da eleição de dois vereadores do seu partido na Câmara de Lisboa após a recontagem dos votos das eleições autárquicas de outubro.
André Ventura reage a críticas após saída de Mithá Ribeiro do Chega EPA/JOSE SENA GOULAO
Numa declaração aos jornalistas à entrada para um almoço-debate organizado pelo International Club of Portugal, em Lisboa, André Ventura afirmou que a capital "fica mais bem servida" com a eleição de dois vereadores do Chega e lamentou que a CDU tenha tentado uma "vitória na secretaria" e "subverter os votos em Lisboa para ficar à frente". O líder do Chega questionou também o método de recontagem dos votos alegando que foram usados critérios diferentes para validar ou invalidar votos no seu partido e na candidatura liderada pelo comunista João Ferreira. "Há dois votos. Há um dos votos que está completamente fora do quadrado e é aceite, um voto da CDU. Há um voto que sai um bocadinho do quadrado e que é o do Chega e que é retirado. Isto é uma daquelas coisas que têm de ser vistas, que isto mete em causa a democracia e a confiança que nós temos de ter nas instituições", disse. A recontagem dos votos para a Câmara Municipal de Lisboa, feita hoje em assembleia de apuramento geral, confirmou a eleição de um segundo vereador para o Chega. A recontagem dos votos das eleições autárquicas numa secção da freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, ocorreu no Palácio de Justiça e em causa estava o cumprimento de um acórdão do Tribunal Constitucional (TC) relativamente a um recurso interposto pela CDU, no qual o TC ordenava a "recontagem dos votos da secção de voto n.º 28 da assembleia de voto da freguesia de São Domingos de Benfica, no concelho de Lisboa, relativamente à eleição para a Câmara Municipal". Nesse acórdão, os juízes do Palácio Ratton decidiram também validar um voto nulo a favor da CDU, numa secção de voto da freguesia da Santa Maria Maior, assim como declarar nulo outro voto que tinha sido atribuído ao Chega. O líder do Chega abordou ainda o incêndio provocado por uma reclusa no Estabelecimento Prisional de Tires, em Cascais, afirmando que por trás deste incidente estará uma mulher transgénero e pedindo esclarecimentos à ministra da Justiça sobre a presença desta pessoa numa prisão feminina.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela