Secções
Entrar

Almada celebra 1 ano de PS com mais condições para trabalhadores

28 de outubro de 2018 às 19:49

"Foi um ano de arrumar a casa em matérias que não estávamos à espera, que dizem respeito aos direitos dos trabalhadores", disse a autarca socialista Inês de Medeiros.

A Câmara de Almada, no distrito de Setúbal, celebrou hoje um ano de governação PS e a presidente, Inês de Medeiros, falou sobre a melhoria das condições para os trabalhadores da autarquia, avançando que a CDU é "mau patrão".

"Foi um ano de arrumar a casa em matérias que não estávamos à espera, que dizem respeito aos direitos dos trabalhadores. Permitam-me que diga, a CDU é muito mau patrão", frisou a presidente da Câmara Municipal de Almada no almoço comemorativo.

Segundo Inês de Medeiros, o início do mandato foi surpreendido pelas "poucas condições de trabalho para os trabalhadores da câmara municipal" e por uma "cultura do medo".

"Penso que estas duas grandes e tristes constatações foram ultrapassadas. Neste ano conseguimos a alteração de posicionamento de 502 trabalhadores, por acumulação de pontos. Concluímos em tempo recorde todo o processo do PREVPAP [Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários], tendo regularizado 50 situações precárias. E importa dizer que estão em curso 19 situações para entrarem nos quadros", avançou.

Além desta situação, Inês de Medeiros destacou que a vitória socialista é fundamental para que Almada assuma "lugar de centralidade" na Área Metropolitana de Lisboa.

Para a presidente, esta ligação à capital portuguesa já está a dar frutos com a criação de uma empresa de transportes, com um passe acessível, que "vai trazer economias substanciais para as famílias".

"Quero deixar claro que é esta mudança em Almada, esta abertura, que faz com que investidores olhem para nós e digam 'se Lisboa está cheia, está quase proibitiva, o sítio para onde queremos ir é para Almada, porque é onde está a maior qualidade de vida da Área Metropolitana de Lisboa'", mencionou.

Apesar do vento que se fazia sentir lá fora, Inês de Medeiros manteve o espírito positivo e anunciou a duplicação de verbas no próximo ano para diversas áreas, como a solidariedade, habitação e inclusão, a cultura, o espaço público e para a economia, inovação e turismo.

Neste sentido, a presidente socialista anunciou alguns dos investimentos para 2019, dos quais se destaca a obra de reabilitação no Presídio da Trafaria, "com a instalação de um grande Instituto de Artes e Tecnologia".

Além disso, Inês de Medeiros revelou que a autarquia tem estado em negociações com o Ministério da Justiça para "voltar a haver em Almada um Tribunal do Trabalho".

Já em relação a acessos rodoviários, avançou que o IC20, a porta de entrada para a Costa de Caparica, vai ser "uma via municipal", e a reabilitação da Estrada Nacional 377.

O primeiro-ministro, António Costa, esteve presente celebrar o que considerou "uma das maiores alegrias de Outubro do ano passado", a vitória do PS em Almada.

À semelhança de Inês de Medeiros, o secretário-geral do PS falou sobre o contributo que terá para as famílias do concelho a criação de "transporte acessível e mais barato".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela