Secções
Entrar

Agente da PSP e outro arguido acusados de rapto e extorsão

03 de maio de 2017 às 18:51

Arguidos sequestraram um homem junto à sua residência em Pêro Pinheiro para lhe furtarem dinheiro

O Ministério Público (MP) acusou dois arguidos, um deles agente da PSP, pelos crimes de rapto, extorsão tentada e furto qualificado, informou a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) esta sexta-feira.

Segundo a acusação, está indiciado que os arguidos, pelas 01h00 de 10 de Julho de 2016, introduziram-se por arrombamento numa casa na Ericeira furtando objectos e valores no valor de 11.663 euros.

Em 22 de Setembro de 2016, perto da meia-noite, os arguidos sequestraram um homem junto à sua residência em Pêro Pinheiro para lhe furtarem cerca de 6 mil euros que sabiam ter em sua posse.

Os arguidos telefonaram depois ao irmão da vítima exigindo que lhe entregasse os 6 mil euros, sob pena de matarem o irmão.

Em virtude de não terem conseguido que a quantia lhe fosse entregue - relata ainda o MP - os arguidos "agrediram de forma violenta o ofendido, usando diferentes objectos, provocando-lhe lesões várias", e abandonaram-no depois num parque de estacionamento.

Os arguidos encontram-se em prisão preventiva, tendo a investigação sido dirigida pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Sintra, comarca de Lisboa Oeste, em colaboração com a Policia Judiciária.

Na altura das detenções, aLusaapurou que o agente detido pela PJ por suspeitas de rapto, ofensas à integridade física e extorsão agravada tinha 26 anos e prestava serviço na divisão de Sintra.

A par do processo-crime, foi então anunciado que a PSP tinha instaurado um processo disciplinar e nesse âmbito seria ainda determinada a medida de suspensão preventiva ao polícia em questão.

Segundo a PJ informou, aquando das detenções, a investigação teve início logo após a libertação da vítima raptada. As ameaças e a violência foram concretizadas mediante o recurso a arma de fogo, utilização de bastão e spray, que foram apreendidos durante as buscas.

As detenções foram realizadas pela Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT) da PJ.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela