Secções
Entrar

Aeroporto: "Estaremos disponíveis, ao lado do Governo, para concretizar a solução"

22 de julho de 2022 às 18:10

"Acreditamos que o Governo e as entidades consultadas pelo Governo vão definir qual é o melhor caminho e nós estaremos obviamente disponíveis, ao lado do Governo, para concretizar a solução", disse o presidente executivo (CEO) da ANA.

O CEO da ANA - Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière, garantiu esta sexta-feira que a concessionária estará do lado do Governo para "concretizar" qualquer que seja a solução aeroportuária para a região de Lisboa, mas vincou a "urgência" da decisão.

"Acreditamos que o Governo e as entidades consultadas pelo Governo vão definir qual é o melhor caminho e nós estaremos obviamente disponíveis, ao lado do Governo, para concretizar a solução, a escolha que for feita", disse o presidente executivo (CEO) da ANA, em declarações aos jornalistas quando questionado sobre o tema.

Thierry Ligonnière falava, em Lisboa, na apresentação de uma parceria estratégica entre a TAP, a Galp e a ANA -- Aeroportos de Portugal, assinada hoje, para desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para aviação.

"A única coisa que podemos dizer nesta altura é que todos queremos começar o mais rapidamente possível com obras de expansão da capacidade aeroportuária da região de Lisboa", vincou.

O responsável da ANA justificou que a concessionária, "os parceiros, as companhias aéreas, o setor do turismo", assim como "a totalidade dos partidos políticos em Portugal" têm a "sensação que é urgente uma tomada de decisão em relação à solução de expansão da capacidade em Lisboa".

No dia 29 de junho, o Ministério das Infraestruturas publicou um despacho que dava conta de que o Governo tinha decidido avançar com uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passava por avançar com o Montijo para estar em atividade no final de 2026 e Alcochete e, quando este estiver operacional, fechar o Aeroporto Humberto Delgado.

No entanto, no dia seguinte à sua publicação, o despacho foi revogado por ordem do primeiro-ministro, António Costa, levando Pedro Nuno Santos a assumir publicamente "erros de comunicação" com o Governo nas decisões que envolveram o futuro aeroporto da região de Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela