Secções
Entrar

TAP: Tripulantes chumbam proposta da companhia e mantêm intenção de greves em janeiro

Lusa 29 de dezembro de 2022 às 14:55

Este sindicato realizou uma greve de tripulantes da TAP nos dias 8 e 9 de dezembro, que levou a companhia aérea a cancelar previamente 360 voos e teve um impacto estimado total de oito milhões de euros.

A assembleia-geral do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) chumbou esta quinta-feira a proposta da TAP, mantendo a intenção de realizar cinco dias de greve até 31 de janeiro, adiantou à Lusa fonte sindical.

Assim, a proposta da administração da companhia foi chumbada, com 615 votos contra, seis a favor e uma abstenção, mantendo-se a possibilidade de avançar com uma greve cinco dias até 31 de janeiro, como tinha ficado decidido na última assembleia do SNPVAC.

Recorde-se que este sindicato realizou uma greve de tripulantes da TAP nos dias 8 e 9 de dezembro, que levou a companhia aérea a cancelar previamente 360 voos e teve um impacto estimado total de oito milhões de euros.

A administração da TAP e o SNPVAC têm estado reunidos em negociações, no seguimento das reivindicações apresentadas pelo sindicato.

A companhia pretende, entre outras coisas, aumentar o número de horas de trabalho destes profissionais.

O administrador com o pelouro financeiro da TAP (CFO), Gonçalo Pires, garantiu que "todos os tripulantes de cabine da TAP podem vir a ganhar mais do que ganhavam em 2019", mas que para isso têm de "trabalhar mais".

Em entrevista à Lusa, a propósito da renegociação dos acordos de empresa, em novembro, e que motivou a convocação da greve do início deste mês, Gonçalo Pires disse que a proposta da TAP assenta no aumento da produtividade.

"Perante o atual cenário das negociações ainda em curso, a direção [do sindicato] solicitou à Mesa a marcação de uma assembleia-geral de emergência, o mais breve possível, comprometendo-se a enviar a proposta da TAP à Mesa, 48 horas antes da referida Assembleia, para que esta a faça chegar a todos os associados, em tempo útil, para que todos possam analisar o documento previamente", informou por sua vez o SNPVAC em comunicado enviado aos associados a dar conta da convocação desta AG.

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse aos jornalistas, no dia 19 de dezembro, que as negociações estavam no bom caminho e que acreditava ser possível evitar mais dias de greves.

"Apesar de não acompanharmos o entusiasmo da atual CEO [presidente executiva], a verdade é que as reuniões têm decorrido na base do diálogo, com os avanços e recuos normais destas negociações", referiu o sindicato.

A assembleia-geral de emergência teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre a proposta da TAP e as negociações que decorrem, "para que os associados -- soberanos nas suas decisões -- possam decidir de forma esclarecida e em consciência", vincou o sindicato.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela