Secções
Entrar

PSD: Balsemão é o mandatário nacional de Jorge Moreira da Silva

28 de abril de 2022 às 17:19

As eleições diretas no PSD realizam-se em 28 de maio e são candidatos anunciados Jorge Moreira da Silva e Luís Montenegro.

O antigo primeiro-ministro e militante 'número um' do PSD, Francisco Pinto Balsemão, vai ser o mandatário nacional do candidato à liderança Jorge Moreira da Silva.

A informação foi avançada pelo próprio candidato e antigo vice-presidente do PSD, que adianta ainda que a eurodeputada Lídia Pereira será a sua mandatária para o Desenvolvimento Sustentável.

O gestor Miguel Goulão será coordenador da candidatura e o deputado Carlos Eduardo Reis o seu diretor de campanha, avança ainda Jorge Moreira da Silva.

"Amanhã, sexta-feira, pelas 17h00, farei a apresentação pública dos dois mandatários, na inauguração da minha sede de campanha, no Taguspark (Oeiras)", informou Jorge Moreira da Silva.

As eleições diretas no PSD realizam-se em 28 de maio e são candidatos anunciados Jorge Moreira da Silva e Luís Montenegro.

Do lado do antigo líder parlamentar, já são conhecidos o seu diretor de campanha, o ex-eurodeputado Carlos Coelho, e o coordenador da moção de estratégia global, Joaquim Miranda Sarmento, que integra a atual direção de Rui Rio.

Em 2018 e 2020, Francisco Pinto Balsemão apoiou Rui Rio nas diretas contra Pedro Santana Lopes e Luís Montenegro, respetivamente.

No entanto, na última disputa de liderança do PSD em novembro passado, entre Rio e o eurodeputado Paulo Rangel, o antigo primeiro-ministro entendeu não tornar público o seu apoio.

"Posiciono-me dizendo que é bom que os partidos estejam agitados, é sinal que não adormeceram, que vai ganhar o melhor e eu não vou pronunciar-me sobre qual é que vou apoiar. Dou-me muito bem com os dois, acho que são ambos muito válidos", afirmou então no programa "Geometria Variável", da Antena 1, dizendo que iria escolher "através do seu voto".

Advogado e jornalista, Francisco Pinto Balsemão presidiu ao PSD entre dezembro de 1980 e fevereiro de 1983. Foi ministro de Estado Adjunto no VI Governo Constitucional (1980) e primeiro-ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais (1981-83). Foi ainda deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.

Também o futuro diretor de campanha de Jorge Moreira da Silva, o deputado eleito por Braga Carlos Eduardo Reis, foi um destacado apoiante de Rui Rio nos últimos anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela