Sábado – Pense por si

Os roubos de jóias mais extraordinários das últimas décadas

SÁBADO
SÁBADO 25 de novembro de 2019 às 18:06

O tema desperta curiosidade porque junta pedras preciosas, realeza, celebridades, museus, marcas de prestígio, polícias e ladrões. E, por vezes, as notícias da realidade confundem-se com histórias de ficção.

Cem mil libras! É a recompensa oferecida a quem tiver pistas sobre a tiara Portland. A joia em apreço é uma peça em ouro, prata e diamantes criada pela CasaCartierno século XIX para a duquesa de Portland, de nome próprio Winifred, que a usou na coroação dos reis Eduardo VII e Alexandra de Inglaterra, bisavós da rainha Isabel II, em 1902. Essa tiara é considerada um tesouro nacional e estava exposta com uma pregadeira em diamantes com a qual fazia conjunto, na Galeria Harley, nos arredores deNottingham, no centro de Inglaterra, desde 2016.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.