Sábado – Pense por si

Froilán continua a dar problemas à Casa Real espanhola

Sónia Bento
Sónia Bento 25 de março de 2019 às 07:00

O sobrinho mais velho e polémico do Rei Felipe VI está mais uma vez no centro da polémica por simpatizar com o Vox, partido de extrema-direita

Conhecido desde sempre como o mais rebelde dos netos do Rei Juan Carlos de Espanha, mas ao mesmo tempo simpático e muito querido para os espanhóis, Froilán, de 20 anos, continua a ser um foco de problemas para a Casa Real. O filho mais velho da infanta Elena e de Jaime de Marichalar está a causar polémica por se relacionar com os dirigentes do Vox, partido de extrema-direita que tem ganho força em Espanha. Ao que parece, o sobrinho do Rei Felipe VI e o seu círculo de amigos concordam com tudo o que defende Santiago Abascal, líder do Vox. Eles são contra a imigração, a homossexualidade e o feminismo. Os críticos têm descrito a sua ideologia como um retrocesso nacionalista à ditadura do general Francisco Franco, que governou a Espanha entre 1939 e 1975.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.