Secções
Entrar

Quem é Tosca, a irmã mais nova de Elon Musk

Sónia Bento 17 de fevereiro de 2025 às 19:26

É CEO de uma plataforma de filmes eróticos, que está a perder assinantes por causa do seu polémico apelido. Tosca é mãe independente de um casal de gémeos, faz uma vida sem extravagâncias e diz que Portugal "é o seu favorito".

Chama-se Tosca, tem 50 anos e é a irmã mais nova de Elon Musk. É a diretora do Passionflix, um serviço destreamingpara fãs de romances eróticos, e está a ver o seu negócio prejudicado apenas por ter o apelido Musk. A rápida ascensão do dono da Tesla e da Space X como uma figura política polarizadora está a levar centenas de pessoas a cancelarem as suas assinaturas na Passionflix. Tudo porque Tosca defendeu Elon no X, ao partilhar fotos de outros líderes políticos a fazer o mesmo gesto que o irmão fez na tomada de posse de Donald Trump e que alguns afirmaram ser a saudação nazi. Um seguidor da página da Passionflix no Facebook fez uma captura de ecrã e comentou: "Muito dececionado com o Passionflix". E muitos outros concordaram, classificando o gesto de "nojento".

Mãe de gémeos por fertilização in vitro

Europa Press via AP

"Amo muito a minha família, e estarei sempre lá a apoiá-los, mas às vezes as crenças deles podem ser projetadas em mim como se fossem as minhas", afirmou Tosca, em entrevista ao The Hollywood Reporter. Cresceu na África do Sul durante a década de 1980 e passava as tardes de domingo com a mãe, Maye, a ver filmes, em VHS, de adaptações de romances.

Desde 2017, que a prioridade de Tosca tem sido construir a Passionflix, cuja assinatura custa 6,99 dólares por mês. Além de administrar a empresa, também dirige a maior parte das produções – uma raridade na indústria do entretenimento. "Onde estão os nossos Notting Hill ou Harry Met Sally? Esses filmes que eu adorava quando era adolescente e adoraria ver agora, mas que não são feitos não sei porquê", explica sobre o que a levou ao seu modelo de negócio.

Para uma mulher que é irmã do homem mais rico do mundo, Tosca tem um estilo de vida confortável, mas sem extravagâncias. E revela que há pessoas que assim que ouvem o seu apelido, os preços tendem a disparar porque, diz, "toda a gente acha que o meu irmão mais velho paga tudo, mas não é verdade". Aos 39 anos, foi mãe de um casal de gémeos, Isabeau e Grayson, agora com 11, por fertilização in vitro com um doador de esperma anónimo. "Eu estava a ficar mais velha, não tinha uma relação e queria ter filhos. Então decidi tê-los sozinha. Foi a melhor decisão que tomei", conta. Descreve-se como "felizmente solteira" e diz que os seus verdadeiros amores são os filhos e a Passionflix. "Se tivesse um namorado, o meu tempo para eles seria menor", justifica. No verão passado, a irmã de Elon Musk escolheu Lisboa como destino para comemorar os seus 50 anos, a 20 de julho. Publicou algumas fotos no Instagram e escreveu na legenda: "Portugal. És o meu favorito".

Teatro, puzzles e vinho tinto

Em 2021, Tosca trocou Los Angeles por Atlanta, capital do estado norte-americano da Geórgia, devido aos incentivos fiscais para a produção cinematográfica, o baixo custo de vida para os funcionários e as boas escolas, segundo ela. A sua casa, num condomínio arborizado, a cerca de 30 minutos do centro, está decorada em tons de creme e azul, tem uma escada de madeira em espiral e janelas gigantes, com vista para um bosque de bétulas. Nos tempos livres, coordena um clube de teatro infantil e faz puzzles enquanto ouve audiolivros e bebe vinho tinto. Tem uns olhos azuis brilhantes e maçãs do rosto pronunciadas tal como a sua mãe, a ex-modelo e nutricionista Maye Musk, de 76 anos.

1 de 10

Os pais divorciaram-se em 1979, quando ela tinha 5 anos. Elon foi morar com o pai, Errol. "Senti pena do meu pai, porque a minha mãe tinha os três filhos. Ele parecia muito triste e solitário, então pensei: 'Posso ser a sua companhia'", disse Elon à Rolling Stone, em 2017. "Na época não percebi que tipo de pessoa ele era. Não foi uma boa ideia". Tosca e o outro irmão, Kimbal - empreendedor, chef de cozinha e ativista, de 52 anos - ficaram com a mãe. Depois do divórcio, Maye, que recentemente desfilou na New York Fashion Week, começou a estudar nutrição. Em 1989, mudaram-se para o Canadá, e Tosca, incentivada por Maye, começou a investir nas artes e conseguiu um part-time como ajudante de palco numa companhia de teatro shakespeariana. Estudou cinema na Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, e fez um filme de 15 minutos chamado Tied Apart.

Tosca chegou a trabalhar com os irmãos, Elon e Kimbal, na Zip2, uma empresa de software de guia de cidade que  fundaram em 1995 e venderam em 1999, por 305 milhões de dólares (Tosca não recebeu nenhuma parte da venda). "Percebi que essa coisa de internet não era realmente a minha praia", diz sobre a mudança de carreira. Aos 25 anos, ela escreveu e começou a realizar a sua primeira longa-metragem, um romance intitulado Puzzled, financiado de Elon, mas o filme nunca foi lançado. Os três irmãos Musk permanecem "próximos", garante Tosca, embora cada um tenha a sua vida. "Nós não nos vemos muito", diz, acrescentando: "O meu irmão [Elon] é muito ocupado".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto