Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
18 de setembro de 2025 às 08:30

Onde está o meu bónus?

A venda do Novo Banco culmina num prémio milionário à rapina que empobrece Portugal.

O vício não é só nosso, é global: em 2008, quando lhes caiu em cima a crise financeira que eles próprios provocaram, os CEO dos grandes bancos americanos voaram de jato privado para Washington, onde foram pedinchar uns largos milhares de milhões de dólares em resgates públicos. Logo a seguir, pagaram a si próprios milhões em bónus e prémios, e distribuíram outros milhões a lobistas profissionais, para garantir que nada mudava na regulação e supervisão financeiras. Estava comprada a razia impune do poder do dinheiro sobre a autoridade democrática do Estado. Hoje, é esse poder que governa os EUA.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.