Secções
Entrar

Primeira-dama síria dignosticada com leucemia

Ana Bela Ferreira 21 de maio de 2024 às 09:59

Asma Assad, de 48 anos, anunciou em 2019 estar livre do cancro da mama. Contestada pela oposição e o ocidente na sequência da guerra civil no país, a britânica de nascimento vai estar agora afastada dos olhares públicos para receber tratamento.

A primeira dama síria, Asma Assad, foi diagnosticada com leucemia, anunciou a presidência daquele país esta terça-feira. A doença surge quase cinco anos depois de ter anunciado a sua total recuperação de um cancro de mama.

SANA/Handout via REUTERS

No comunicado refere-se que Asma, de 48 anos, vai ser submetida a um protocolo especial de tratamento que vai obrigar ao isolamento. Por isso, irá retirar-se dos compromissos públicos.

Desde que a Síria entrou numa sangrenta guerra civil, em 2011, que Asma, casada com Bashar al-Assad, tem assumido o papel público de dirigir várias instituições de caridade e visita regularmente famílias de soldados mortos. Nascida no Reino Unido, a antiga banqueira de investimento, tem sido muito contestada pela oposição e pelos países ocidentais.

É ela que preside ao Fundo para o Desenvolvimento da Síria, uma grande ONG que serve de guarda-chuva para as muitas operações de desenvolvimento no país.

No ano passado, esteve com o marido - contestado pelo Ocidente pela forte repressão da oposição interna, que em 2011 pedia democracia - numa visita aos Emirados Árabes Unidos, a sua primeira visita oficial fora do país desde o início da guerra civil.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela