Secções
Entrar

Morreu a cantora Gal Costa

Diogo Barreto 09 de novembro de 2022 às 14:15

A artista brasileira tinha 77 anos e já tinha faltado a um concerto este fim-de-semana.

Morreu a cantora brasileira Gal Costa, aos 77 anos. A notícia da sua morte foi avançada pelo Folha de S. Paulo, citando o agente da cantora.

Inês Gomes Lourenço/Correio da Manhã

Gal Costa era um dos nomes do cartaz do Primavera Sound de São Paulo, no fim de semana, mas a sua atuação foi cancelada em cima da hora, já que a cantora não tinha recuperado da operação a que foi sujeita em setembro deste ano a um nódulo na fossa nasal direita, refere aFolha.

Nascida em 1945 como Maria da Graça (Gracinha para os amigos mais próximos), adotou o nome artístico Gal Costa sobre o qual construiu a sua carreira, iniciada com um disco em dueto com Caetano Veloso: Domingo, de 1967, da qual se destaca o êxito "Coração Vagabundo". 

Uma das mais famosas cantoras brasileiras a surgir na década de 60, Gal Costa colaborou com Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil (os Doce Bárbaros) e também no discoTropicália ou Panis et Circensis, um dos discos fundamentais da música popular brasileira (MPB). Gracinha lançou a sua carreira em Salvador, na década de 1960, tendo impressionado até o próprio João Gilberto, o pai da bossa nova.

Aos 30 anos já tinha participado em discos fundamentais da história da MPB, como Tropicália ou Panis et Circencis,Índia, ou Doce Bárbaros. E tinha sido a estrela de um dos espetáculos musicais mais marcantes da história do Brasil: Fa-tal.

Nos anos seguintes tentou afastar-se da imagem de jovem subversiva, aproximando-se do cancioneiro mais samba do Brasil, cantando Chico Buarque e Dorival Caymmi. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela