Secções
Entrar

Françoise Bettencourt: herdeira da L’ Oréal é a primeira mulher com mais de €90 mil milhões

Luana Augusto 29 de dezembro de 2023 às 16:31

Com 70 anos, a francesa é também a 12ª pessoa mais rica do mundo. Chegou a disputar com a mãe os milhões do império L'Oréal.

Françoise Bettencourt Meyers, atual herdeira da L’ Oréal e filha da ex-milionária Liliane Bettencourt, tornou-se a primeira mulher a conseguir acumular uma fortuna acima dos 90 mil milhões de euros.

REUTERS/Regis Duvignau

Intelectual e reservada, Françoise tornou-se herdeira da fortuna L’ Oréal depois da morte da sua mãe, em 2017. Com um império de beleza fundado pelo seu avô, a empresa de cosméticos caminha agora para o seu melhor desempenho em décadas.

Depois da pandemia ter levado milhões a abandonar a maquilhagem, na quinta-feira, 28 de dezembro, as ações da L’ Oréal registaram um recorde com a cotação a valer 451,30 euros na Bolsa de Paris. Além de principal herdeira, Françoise é ainda vice-presidente do conselho de administração da multinacional e presidente da Tethys - a maior acionista.

Antes de Françoise, a sua mãe, Liliane, também chegou a ser considerada a pessoa mais rica de França. Na altura, a sua fortuna ascendeu aos 35 milhões de euros.

Em 2007, a morte de André Bettencourt, marido de Liliane, abriu portas para uma guerra entre mãe e filha. Liliane chegou a ter uma amizade quase romântica com o fotógrafo François-Marie Banier, mas a filha Françoise acusou-o de se aproveitar da fragilidade mental da mãe.

"A minha filha poderia ter esperado pacientemente pela minha morte ao invés de estar a fazer de tudo o que podia para precipitá-la", chegou a afirmar Liliane numa entrevista.

Em 2011, um tribunal francês decidiu que Liliane Bettencourt sofria de uma forma de demência e concedeu assim a Françoise o poder de controlo da riqueza e dos rendimentos. Já outro membro da família ficou encarregado de cuidar da saúde e do seu bem-estar físico da matriarca.

Agora, com 70 anos, Françoise conseguiu tornar-se a 12ª pessoa mais rica do mundo, mas ainda assim permanece longe do património líquido de 179 mil milhões de dólares do francês Bernard Arnault - fundador do maior grupo de luxo do mundo, que engloba marcas como a Louis Vuitton ou a Fendi.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela