Secções
Entrar

Enriqueceu a enganar família e amigos: ex-jogador da Premier League condenado a 7 anos e meio de prisão

Record 12 de janeiro de 2023 às 15:34

Richard Rufus apanhado em esquema de milhões em que até usava o nome de Rio Ferdinand.

Richard Rufus, antigo defesa inglês que fez toda a carreira no Charlton, foi esta quinta-feira condenado a sete anos e meio de prisão por enganar amigos e familiares num esquema em que prometia lucros  elevados.

Rufus, de 47 anos, que representou o Charlton entre 1993 e 2004, convencia as pessoas a entregarem-lhe elevadas quantias de dinheiro, prometendo devolvê-lo com 60 por cento de juros ao ano.

Alegava trabalhar com algumas das maiores empresas financeiras do país, como a Morgan Stanley, o Coutts Bank ou o Barclays, frisando também que alguns atuais e ex-futebolistas, incluindo Rio Ferdinand, tinham entrado no negócio.

A acusação revelou que Rufus perdia algum dinheiro, usando-o para pagar a alguns investidores, num esquema em pirâmide. Mas mantinha um estilo de vida "de futebolista", como constatou no julgamento a procuradora, isto embora tenha pendurado as chuteiras em 2004, devido a uma lesão num joelho.

Terá recebido um total de 15 milhões de libras (cerca de 17 milhões de euros), incluindo 5 milhões (5,6 milhões de euros) de uma igreja da qual era membro. Segundo a acusação, terá lucrado 8 milhões de libras (9 milhões de euros) com o esquema.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela