Secções
Entrar

Elton John entra no clube restrito dos EGOT

Diogo Barreto 16 de janeiro de 2024 às 15:00

O músico é a 19ª pessoa a conseguir ganhar um Emmy, um Grammy, um Óscar e um Tony.

O músico britânico Elton John tonrou-se a 19ª pessoa na história a juntar-se ao clube dos EGOT (ou seja, pessoas que venceram um Emmy, um Grammy, um Óscar e um Tony), depois de vencer o seu primeiro Emmy esta segunda-feira. 

REUTERS/David Dee Delgado

Nacerimónia de entrega dos Emmys, que decorreu esta segunda-feira em Los Angeles, Elton John foi distinguido com um prémio para Melhor Especial de Variedades pelo filme-concertoElton John Live: Farewell from Dodger Stadium, um filme sobre o seu último concerto.

Entre as personalidades que já pertenciam a este clube contam-se Rita Moreno (Amor Sem Barreiras), Audrey Hepburn (Férias em RomaeBoneca de Luxo) ou Richard Rogers (compositor deO Rei e EueMúsica no Coração).

Elton John não compareceu à cerimónia de entrega dos Emmys porque está a recuperar de uma cirurgia ao joelho, mas emitiu um comunicado após a sua vitória. "Sinto-me incrivelmente honrado por me juntar ao grupo extremamente talentoso de vencedores de um EGOT", afirmou o autor deGoodbye Yellow Brick Road. "A viagem rumo a este momento foi de paixão, dedicação e apoio inabalável dos meus fãs de todo o mundo. Esta noite foi testemunho do poder da arte e da alegria que traz às nossas vidas", continuou o músico que editou o seu primeiro álbum em 1969.

Para receber o prémio subiram ao palco o produtor Ben Winston e o marido de Elton, David Furnish. Furnish lamentou que o marido não pudesse estar presente e referiu que sempre soube que o espetáculo no Dodger Stadium seria "histórico" por ser o último que o músico daria nos Estados Unidos. 

Entrar no clube dos EGOT é considerado como atingir o pleno do mundo do espetáculo. 

Elton John anunciou em 2018 que iria fazer uma derradeira digressão internacional antes de se retirar em definitivo dos palcos, para se dedicar à família. "Sempre pensei que iria ser como Ray Charles, BB King - na estrada para sempre -, mas as minhas prioridades mudaram. Tivemos filhos [de 8 e 10 anos] e isso mudou as nossas vidas. Não significa que deixarei de ser criativo. Mas não continuarei a viajar", disse o músico na conferência de imprensa onde anunciou a digressão.

O sucesso do músico britânico começou nos anos 1970 com o lançamento de "Your Song" e nunca mais parou. É um dos artistas mais vendidos de todos os tempos, com mais de 300 milhões de discos vendidos, ganhou dezenas de prémios musicais e foi uma das vozes da luta contra o VIH. O primeiro concerto de Elton John em Portugal remonta à primeira edição do Festival de Vilar de Mouros, em 1971.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela