Secções
Entrar

Das desculpas ao apoio: as reações à doença de Kate Middleton

Leonor Riso 23 de março de 2024 às 11:20

Princesa de Gales revelou estar a ser tratada a um cancro. Do Reino Unido ao mundo, várias pessoas deixaram mensagens a Kate Middleton e à família.

O anúncio de Kate Middletonsobre o seu diagnóstico com cancro,descoberto após uma cirurgia abdominal, espoletou várias reações no Reino Unido e por todo o mundo, desde familiares a celebridades - e houve até quem pedisse desculpa. 

Chris Jackson/Pool via REUTERS/File Photo

O rei Carlos III, que também está a ser tratado a um cancro e que adiou os seus deveres reais, disse estar em "contacto próximo com a sua amada nora" e "tão orgulhoso de Catherine pela sua coragem em falar como o fez". Tanto Carlos III como a rainha Camilla "vão continuar a dar o seu amor e apoio a toda a família durante esta altura difícil". 

O príncipe Harry também enviou uma mensagem de apoio. "Desejamos saúde e cura a Kate e à família, e esperamos que o consigam com privacidade e em paz", adiantaram o irmão do príncipe William e a sua mulher, Meghan Markle. Desde que o príncipe Harry se mudou para a Califórnia, os dois irmãos afastaram-se. 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, lamentou o "tratamento injusto" a que a princesa de Gales tem sido sujeita desde janeiro, quando suspendeu os seus deveres reais. "A princesa de Gales tem o amor e apoio de todo o país enquanto continua a recuperar. Ela demonstrou uma tremenda bravura com o seu testemunho hoje. Foi sujeita a um escrutínio intenso e foi tratada de forma injusta por certas secções dos media em todo o mundo e nas redes sociais. Quando se trata de questões de saúde, como a todos, tem que lhe ser dada a privacidade para se focar no seu tratamento e estar com a sua família que a ama."



Blake Lively pediu desculpas depois do anúncio de Kate Middleton. A atriz norte-americana tinha colocado um post no Instagram, a promover a sua marca de bebidas gaseificadas, em que referia a fotografia editada de Kate Middleton com os filhos no Dia da Mãe que acabou retirada por várias agências noticiosas por ter sido editada. "Tenho a certeza que ninguém se importa hoje mas sinto que tenho que reconhecer uma coisa. Fiz um post palerma sobre as 'falhas do Photoshop' e, meu Deus, esse post deixou-me mortificada hoje. Peço desculpa. Envio amor e as melhoras a todos, sempre."

James Middleton, o irmão mais novo de Kate Middleton, apoiou a irmã através das redes sociais com uma fotografia antiga dos dois. "Ao longo dos anos, escalámos muitas montanhas juntos. Como família, vamos escalar mais esta contigo."



A princesa de Gales foi operada ao abdómen em janeiro, e o cancro foi descoberto em análises feitas após essa cirurgia. Agora, está no início de tratamentos de quimioterapia preventiva, revelou no vídeo transmitido esta sexta-feira, 22. Peritos ouvidos pela agência noticiosa Reuters apontam que é difícil determinar quanto tempo é que os tratamentos irão durar, sem saber que tipo de cancro foi encontrado, informação que Kate Middleton decidiu manter privada. "A quimioterapia preventiva depois de uma operação é feita para reduzir o risco de o cancro voltar no futuro - um pouco como limpar o chão com lixívia depois de entornar alguma coisa, a quimioterapia mata quaisquer células cancerígenas à solta", explicou Andrew Beggs, cirurgião colorrectal e professor na Universidade de Birmingham. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela