Secções
Entrar

Celebridades doam milhões para apoiar greve em Hollywood

Luana Augusto com Leonor Riso 03 de agosto de 2023 às 14:30

George Clooney, Meryl Streep, Jennifer Lopez e Dwayne Johnson são alguns dos artistas que fizeram doações de um milhão de dólares ou mais para apoiar os artistas em greve.

O sindicato de atores de Hollywood recebeu doações milionárias de algumas estrelas, com o ator Dwayne Johnson a liderar os esforços. Apesar de o valor não ter sido revelado, o presidente da Fundação do sindicato SAG-AFTRA apontou para um valor na ordem dos sete dígitos. Desde julho que os atores e argumentistas estão em greve para conseguir melhores condições de trabalho por parte das produtoras e estúdios de cinema, o que significa que muitos estão sem rendimentos. O valor recebido destina-se ao fundo de emergência. 

A informação sobre as doações foi avançada na passada quarta-feira, 2 de julho, através de um comunicado de imprensa da fundação do sindicato SAG-AFTRA.

REUTERS/Mike Blake

O objetivo é que os artistas necessitados "não percam as suas casas, tenham a capacidade de pagar por serviços públicos, possam comprar comida para as suas famílias e medicamentos que salvam vidas, cobrir contas médicas e muito mais", explicou o ator e presidente da fundação, Courtney B. Vance.

Meryl Streep e George Clooney foram algumas das celebridades que doaram 1 milhão de dólares (915 mil euros) ou mais, de acordo com o comunicado. Contudo, o "vencedor" foi Dwayne Johnson, que foi dos primeiros a prestar apoio com a sua "doação histórica de sete dígitos". Também Leonardo DiCaprio, Julia Roberts, Oprah Winfrey, Nicole Kidman, Ben Affleck e Jennifer Lopez contribuíram para este fundo. 

Até ao momento, já foram arrecadados cerca de 15 milhões de dólares (14 milhões de euros) para o fundo de emergência, que tem processado vários pedidos de ajuda. "A indústria do entretenimento está em crise e a Fundação SAG-AFTRA está de momento a processar 30 vezes mais o número normal de pedidos de ajuda. Recebemos 400 pedidos só na última semana", relatou Courtney B. Vance. "Apelei à nossa comunidade para se lembrar o quão difícil foi começar, e a resposta para ajudar os seus colegas foi incrível, imediata e calorosa."

Desde maio que os afiliados doi Writers Guild of America, um sindicato que representa os argumentistas, se encontra em greve. Em julho, foi a vez de 160 mil atores se juntarem à paralisação. Em causa, está a luta por melhores salários e condições de trabalho.

Meryl Streep divulgou um comunicado acerca da sua doação. "Lembro-me dos meus dias como empregada de mesa, empregada de limpeza, dactilógrafa, até na fila do centro de emprego. Nesta ação de greve, tenho a sorte de poder apoiar os que ainda lutam nesta ação longa contra Golias." George Clooney também frisou o seu apoio. "Estamos prontos para voltar à mesa de negociações e alcançar um acordo justo com a AMPTP [organização que representa os produtores de cinema]. Até lá, tenho orgulho por poder apoiar a Fundação SAG-AFTRA e os meus camaradas atores que possam estar em dificuldades neste momento histórico. Apoiámo-nos em Bette Davis e Jimmy Cagney e é tempo de a nossa geração dar algo de volta."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela