Secções
Entrar

Acabaram as noites de Elon Musk a comer gelados com Trump na Casa Branca

Sónia Bento 31 de maio de 2025 às 14:00

Com a sua saída do Governo, como funcionário especial, o CEO da Tesla recorda as conversas com o presidente dos EUA, enquanto devoravam potes de Häagen-Dazs, e as noites dormidas no quarto de Abraham Lincoln.

Depois de um intenso "romance" com Donald Trump, Elon Musk terminou o seu trabalho à frente do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), a cortar gastos públicos. O multimilionário dono da Tesla cumpriu 128 dos 130 dias máximos que são permitidos no cargo de funcionário especial do Governo. Após anotícia da sua saída ser divulgadapela imprensa norte-americana, Musk publicou uma mensagem na sua rede social X, em tom de despedida, agradecendo a "oportunidade" ao presidente Trump.

Um escritório "minúsculo"

Brandon Bell/Pool via REUTERS/File Photo

O polémico empresário da tecnologia, de 53 anos, afasta-se assim da Casa Branca e da política. Numa conferência de imprensa há cerca de um mês, Musk contou aos jornalistas como foram alguns dos bons momentos que ali viveu, não deixando, no entanto, de reclamar sobre o seu "minúsculo" escritório, com "vista para o nada". Só tinha uma vantagem: "Torna mais difícil alguém me dar um tiro". Além disso, Musk tinha à disposição "o maior ecrã da Casa Branca" para jogar os videojogos Diablo e Path of Exile.

Nos tempos maior carga de trabalho, Trump convidou-o diversas vezes para passar a noite na Casa Branca. Musk dormia no Quarto Lincoln, no segundo andar, e que era usado pelo presidente Abraham Lincoln. Nessas noites, os dois costumavam comer gelados juntos. Musk gosta dos da marca Häagen-Dazs com sabor a caramelo. Já Trump prefere o de cereja e baunilha. Numa ocasião, o magnata contou que exagerou na quantidade de Häagen-Dazs. "Comi um pote inteiro de gelado. Foi épico. Mas não contem ao RFK", disse, referindo-se a Robert F. Kennedy Jr., secretário da Saúde da administração Trump.

Este afastamento entre Trump e Musk era previsível, mas no início parecia que Trump estava deslumbrado com o homem mais rico do mundo, que envia foguetões para o espaço e que gastou pelo menos €250 milhões a apoiar a sua campanha presidencial no ano passado. Em março, o presidente dos EUA chegou a transformar o relvado da Casa Branca, numa espécie de showroom temporário da Tesla, exibindo cinco carros elétricos e prometendo comprar um para si.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela