Sábado – Pense por si

No país emerso

Velhos nem os trapos

Plataformas como a Vinted ou a Depop alimentam o fenómeno conhecido como "consumo por compensação": a perceção de que comprar usado "não conta" para o impacto ambiental incentiva os consumidores a comprar mais do que precisam, com menor culpa.

Raquel Lito

O negócio rentável das encomendas perdidas

Roupas, artigos eróticos ou almofadas vendem-se ao quilo – mas só depois de pagos é que podem ser abertos. O conceito atrai empresários em vários pontos do País. A marca Colis Colis quer expandir-se da Amadora para a Europa e a concorrente Blind Shot fatura um milhão em três meses. Testámos a moda, veja os vídeos.

Luana Augusto

Chocolate do Dubai: não passa de uma estratégia de marketing?

A loucura explodiu no TikTok, quando a influencer Maria Vehera publicou um vídeo a comer o chocolate do Dubai, em dezembro de 2023. Várias marcas começaram a vender as suas versões e estão sempre esgotadas. À SÁBADO especialistas explicam se popularidade é real ou apenas marketing.

Alexandre R. Malhado

Miguel Arruda suspeito de furtar roupa e vendê-la na Vinted

O utilizador miguelarruda84, com uma foto de perfil de uma ermida em São Miguel, começou a vender roupa na Vinted em maio de 2024. O deputado Miguel Arruda, nascido em 1984, é suspeito de roubar malas em aeroportos desde março de 2024. Arruda diz: "A minha esposa fazia qualquer coisa desse género."

Marisa Antunes

Marcas apostam nas vendas em segunda mão

Zara, Ikea e várias outras marcas e lojas (uma delas no aeroporto) estão a apostar no mercado da segunda mão, que fez a Vinted dar lucros pela primeira vez.

Daniel Lemos com Raquel Lito

O boom dos cacifos inteligentes

São evoluídos porque avisam o utilizador da chegada da encomenda por SMS. A procura em centros comerciais, estações de serviços e estacionamentos chega a crescer 300%.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)