
Leonel Vieira: "Em Portugal, trabalhamos para afastar o público do cinema"
De regresso à comédia com o novo filme "O Pátio da Saudade", o cineasta critica os apoios do ICA: “Não sei o que querem fazer do cinema português.”
De regresso à comédia com o novo filme "O Pátio da Saudade", o cineasta critica os apoios do ICA: “Não sei o que querem fazer do cinema português.”
Lições da adolescência para miúdos e graúdos, as relações em 2024 e novas lentes sobre Auschwitz: estes foram os nossos preferidos do ano.
Eleições dos EUA, os desenvolvimentos das inundações em Valência e cinema português na sua newsletter de terça-feira
O realizador português que em 2017 venceu um Urso de Ouro em Berlim (de melhor curta-metragem) estreia-se nas “longas”. "Estamos no Ar", filme tão delirante quanto terreno, chega aos cinemas esta 5.ª.
A programação do festival, que começa esta 5.ª, 23, aposta forte em novos filmes portugueses. Mas não só: há ecos cinéfilos de todo o globo. Deixamos-lhe cinco sugestões a descobrir em sala.
"Baan", primeira longa de ficção da cineasta portuguesa, é um portentoso filme sobre o que acontece quando nos apaixonamos e quando ficamos sem chão. Falámos com ela sobre esta montanha-russa fílmica.
A tensão entre polícias e governo poderá influenciar o resultado das eleições de 10 de março, garantem politólogos à SÁBADO
O filme, que esta semana chegou aos cinemas japoneses, é o último de Hayao Miyazaki, co-fundador dos Estúdios Ghibli. Em aberto fica agora o futuro do estúdio e a sucessão.
O cineasta tornou-se uma referência do cinema de autor a nível europeu pela sua calma e liberdade, presentes na sua longa filmografia, assim como a exploração das características do ser humano, através das relações afetivas e sociais ou a história de Espanha, tendo até lutado contra a censura durante a ditadura de Franco.
Jafar Panahi, 62 anos e um dos mais acarinhados e premiados realizadores iranianos da atualidade, iniciou na quarta-feira uma greve de fome, em protesto por continuar detido na prisão de Evin, em Teerão, mesmo depois de a sua sentença de prisão ter sido declarada nula.
O realizador iraniano foi detido na semana passada em Teerão e vai cumprir uma pena à qual foi condenado em 2010, mas que não cumpriu na íntegra.
Na 30.ª edição, a decorrer entre 9 e 17 de julho, o festival estende-se simbolicamente a 30 locais espalhados por Vila do Conde
Na verdade, aqui e ali, no Mundo ao redor, a escassez persiste e é, não raras vezes, complementada e exponenciada por fenómenos de exclusão sobre quem com ela sofre.
Advogado de Mohammad Rasoulof revelou que que a sentença de prisão, da qual pretende recorrer, foi dada em relação a três filmes que as autoridades do país classificaram de "propaganda contra o sistema".
O filme do realizador iraniano Mohammad Rasoulof é sobre a pena de morte, um tema tabu no Irão, vista pelos executores e pelas famílias das vítimas, em quatro sequências distintas.
A realizadora portuguesa foi premiada esta sexta-feira na Berlinale com "A metamorfose dos pássaros", a sua primeira longa-metragem.