
Ucrânia: Rússia tem uma superioridade numérica de três para um na frente de batalha
Nas zonas de frente prioritárias para a Rússia, onde o Exército russo concentra a maior parte das tropas, esta superioridade chega a quatro e até seis para um.
Nas zonas de frente prioritárias para a Rússia, onde o Exército russo concentra a maior parte das tropas, esta superioridade chega a quatro e até seis para um.
A primeira parte desta grande troca, no formato de 1.000 por 1.000, envolveu 270 soldados e 120 civis de cada campo na sexta-feira.
Os dois mísseis balísticos foram direcionados para a região nordeste de Sumi e não foram intercetados.
Com a tomada desta pequena aldeia fronteiriça, resta apenas uma outra, a de Gornal, ainda sob controlo ucraniano na região de Kursk.
Segundo os norte-americanos, Moscovo terá usado um míssil balístico de médio alcance. O que foi confirmado pelo presidente russo.
Rússia lançou pela primeira vez um míssil intercontinental contra a Ucrânia. Já os EUA entregaram mísseis de longo alcance a Kiev. Saiba mais sobre eles.
A aprovação do pacote de apoio norte-americano à Ucrânia é um passo determinante "para resistir", mas "não resolve", acreditam especialistas. A pressão está agora do lado russo para evitar que a ajuda chegue.
Na segunda-feira Macron tinha referido que o envio de tropas estava a ser discutido e garantiu: "Faremos tudo o que for necessário para que a Rússia não vença".
O presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que parte da cidade tinha ficado sem eletricidade, na sequência do ataque russo e dos danos causados nas linhas de abastecimento.
Encontro juntou, em Jeddah, conselheiros de segurança nacional e representantes internacionais sobre o conflito na Ucrânia. Rússia ficou de fora.
Os compromissos assumidos em relação à parte russa não foram cumpridos, argumenta Moscovo.
Antes, responsáveis governamentais em Kiev tinham assegurado que o acordo entre a Rússia e a Ucrânia para prolongar o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos era valido por 120 dias.
A situação na frente de combate é "extremamente tensa", reconhece a Ucrânia. Rússia acusaram EUA de preparar uma "provocação" na Ucrânia com químicos tóxicos.
Equipamento de defesa pode ascender os mil milhões de dólares e demorar vários meses a chegar à Ucrânia. Rússia diz não estar preocupada e garante que este sistema não vai resolver o conflito.
O alegado cúmplice da também ucraniana Natalia Vovk é Bogdan Tsiganenko.
O primeiro carregamento de cereais ucranianos saiu do porto de Odessa, esta segunda-feira, rumo ao Líbano. Começa a ser cumprido assim o acordo estabelecido entre a Ucrânia, Rússia, Turquia e ONU para a exportação de cereais. É o primeiro carregamento que sai por via marítima desde o início da guerra, a 24 de fevereiro.