Conselheiros da Ucrânia e da UE vão debater plano para pôr fim à guerra
Segundo Zelensky, depois de um cessar-fogo, “será muito difícil para a Rússia retomar a agressão, se existirem garantias de segurança sólidas” para a Ucrânia.
Segundo Zelensky, depois de um cessar-fogo, “será muito difícil para a Rússia retomar a agressão, se existirem garantias de segurança sólidas” para a Ucrânia.
Jerónimo Guerreiro perdeu a vida num ataque russo à cidade ucraniana de Kupiansk. A legião internacional em que o militar português estava integrado garantiu à família que tem provas do óbito, mas as autoridades ucranianas e portuguesas dizem que o soldado é oficialmente um desaparecido em combate.
Um ataque com mísseis russos danificou um armazém na capital ucraniana, provocando um incêndio e ameaçando a segurança na cidade. As autoridades ucranianas indicam que o ataque se insere numa série de ofensivas recentes sobre infraestrutura crítica.
Se esta mudança se confirmar na terça-feira, em votação final global, a nova lei vai referir que a obtenção da nacionalidade requer residência legal "no território português há pelo menos sete anos, no caso de nacionais de países de língua oficial portuguesa e de cidadãos de Estados-membros da União Europeia (EU), ou dez anos, no caso de nacionais de outros países".
O Presidente ucraniano esteve em Bruxelas para convencer os aliados a usarem ativos russos congelados no esforço de guerra da Ucrânia.
Moscovo e Kiev trocaram 185 prisioneiros de guerra de cada lado no início de outubro.
Um jardim de infância ficou destruído durante um ataque russo em larga escala contra a cidade ucraniana de Kharkiv, esta quarta-feira. Quarenta e oito crianças tiveram de ser retiradas para um abrigo. Segundo as autoridades, há registo de quatro feridos, dois em estado grave.
Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?
Já Zelensky garantiu que “a Ucrânia nunca concederá aos terroristas qualquer recompensa pelos seus crimes”.
Em comparação com o final de 2017, quando residiam em Portugal 421.802 cidadãos estrangeiros, o número quase quadruplicou.
Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.
Na terça-feira à noite, já tinham sido impostas restrições ao fornecimento elétrico em oito das 24 regiões do país.
Ataques com drones e mísseis russos feriram pelo menos 20 pessoas em Kiev, danificaram edifícios residenciais e provocaram apagões em grande parte da Ucrânia na madrugada de sexta-feira.
Investigador e autor do livro "Atlas das Religiões" considera que o crescimento da direita radical na Europa é uma revolta identitária e que vai haver tantos muçulmanos quanto cristãos em 2060 —, mas estarão secularizados.
O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.
O Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia informou, esta quinta-feira, que a cidade ucraniana de Sumy esteve “sob um ataque massivo” de drones ao longo do dia.