Travar a impunidade
Nas tragédias, os políticos costumam optar pela comunicação e não por um verdadeiro combate à impunidade,
Nas tragédias, os políticos costumam optar pela comunicação e não por um verdadeiro combate à impunidade,
A opinião de Leonor Caldeira em podcast.
A violência contra as mulheres não é apenas o ato final de um percurso: é o culminar de um processo em que múltiplas camadas de discurso, representação e prática vão autorizando, relativizando ou silenciando a agressão. Mas nos media mais populares e nas redes sociais, ninguém se debruça sobre prevenção da violência, sobretudo junto dos que maioritariamente a cometem: rapazes e homens.
Foi guarda-redes do Real Madrid, aos 20 anos teve um cancro, e na convalescença descobriu a música. Vendeu 300 milhões de discos, fez fortuna, colecionou mulheres e em 2015 escondeu-se para não o verem arrastar-se no palco.
"Estas tragédias já não são anomalias, são a norma e assim serão no nosso futuro", alertou o comissário para a Gestão de Crises.
Alexandre de Almeida começou na loja dos pais, no Luso, e transformou-se no primeiro industrial do setor português. Conviveu com estrelas de cinema e imperadores, trouxe a primeira máquina de café para a região e travou guerras com Salazar. Contra crises e tragédias, a família quer agora ganhar o concurso público do Palácio Hotel do Bussaco – para prosseguir o seu legado.
A APSI, a APP e a DECO querem legislar a "construção, instalação, qualidade da água, funcionamento e manutenção, e medidas de segurança, proteção, salvamento e vigilância, por outro lado, fiscalização e regime sancionatório aplicáveis".
Tiago Oliveira frisa que 97% dos proprietários de terrenos em Portugal são privados.
“Apelo ao sentido cívico para que mantenhamos com rigor este confinamento", disse o primeiro-ministro à saída do Hospital Curry Cabral, onde agradeceu o trabalho dos profissionais de saúde.
Devem desculpar-se os que olham com fúria ou euforia a continuação ou o impedimento de António Costa, do seu governo e do seu programa. A verdade é que não passaram por grandes tragédias, limitando-se à inflamação num mundo de pequenas medidas, pequenos avanços, pequenos recuos, pequenos desesperos e pequenas esperanças
Secretário-geral da ONU quer evitar tragédias como a dos 39 emigrantes, possivelmente vietnamitas, encontrados mortos na semana passada num camião em Inglaterra.
Falámos das agruras dos polícias e guardas, e das tragédias dos soldados. Hoje convém fazer a radiografia à PJ, denunciando os planos históricos – e em curso – para a tornar menos do que aquilo que é, e muito menos do que devia ser
Documento resulta da iniciativa 'CM Não Esquece' e reúne várias propostas dos portugueses com vista a evitar tragédias.
Infelizmente, as nossas tragédias têm cumprido dois figurinos. Podem ser “tragédias anunciadas” como na estrada de Borba – uma desgraça que várias autoridades sabiam que ia acontecer, sem no entanto mexerem um dedo para a evitar. Ou então tragédias marcadas pela sombra da incompetência, como nos incêndios de 2017
O novo livro de Pedro Boucherie Mendes é sobre televisão e o nosso cérebro quando a vemos.
"É por não haver gente condenada por crime" nas grandes tragédias "que estas coisas continuam a acontecer em Portugal", lamenta perita.