Sábado – Pense por si

Trump vs Musk, tão previsível

A “ópera bufa” entre Donald e Elon só reforça o que já devia ser muito claro aos olhos de todos (mas ainda não é): Trump escolhe mal as companhias e isso revela a sua total inabilidade para liderar os EUA. Da Alemanha, surge cada vez mais o “novo fator Merz”. De Londres, a revisão do conceito de Defesa aponta desafios difíceis e ameaças que já não podem ser ignoradas.

Diogo Barreto

Real ou fictício: quem era o Tio Sam?

Uncle Sam, a personagem criada no século XIX, acompanhou os Estados Unidos em alguns dos momentos mais difíceis da sua história, como a guerra da independência, a guerra civil ou crises financeiras. Mas de onde surgiu?

A guerra na Ucrânia e os equívocos da esquerda

Para esta esquerda, a Rússia limita-se a reagir às acções do Ocidente. Uma tese que encaixa como uma luva na retórica de Putin: cercada pela NATO, provocada pela sua estratégia agressiva e imperialista, a Rússia não teve outra alternativa senão lançar uma guerra total contra um país independente.

Sexo na banheira

Por contrariarem o princípio de realidade, os filmes de Hollywood seguem a regra ditada por John Ford a respeito do Velho Oeste: quando os factos desmentem a lenda, publique-se a lenda.

Manifestantes anti-Trump concentrados frente à Casa Branca

A pouco mais de uma hora do fecho das urnas nos Estados Unidos são centenas de pessoas de todas as idades, brancos e afro-americanos que se concentram no local onde nos últimos meses os ativistas pelos direitos cívicos se mantêm contra a administração Trump, na capital dos Estados Unidos.

E agora?

"Agora, percebemos que as nossas necessidades podem ter mudado. Agora, percebemos que o que virá será diferente do que foi. Agora, fazemos aquilo que estiver ao nosso alcance. Sim, fazemos aquilo que estiver ao nosso alcance. Afinal de contas até o Covid-19 está nas "nossas mãos".

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana