Regressos e riscos de rutura
Nos primeiros dias na função, António Costa, novo presidente do Conselho Europeu, foi claro na definição do objetivo: envolver o Reino Unido no desafio europeu de construir uma defesa coletiva.
Nos primeiros dias na função, António Costa, novo presidente do Conselho Europeu, foi claro na definição do objetivo: envolver o Reino Unido no desafio europeu de construir uma defesa coletiva.
Um antigo professor de História que usou o lema das SS durante um discurso e que em tribunal afirmou desconhecer a origem da expressão está à frente nas sondagens das eleições estatais deste fim-de-semana.
O ataque ocorreu na cidade ocidental de Essen no sábado, dia 29, para onde cerca de mil polícias foram destacados quando 50 mil manifestantes marcharam em direção ao congresso do partido Alternativa para a Alemanha.
O político voltou a atacar as minorias e a falar de uma "grande substituição" populacional, no encontro com os outros líderes de direita radical europeus.
Líder do Chega justificou a afirmação ao dizer que "a principal ambição de António Costa e dos seus aliados" era que o primeiro-ministro português fosse presidente do Conselho Europeu.
Na paz aparente do último congresso do Chega, ouviram-se desejos por menos litígios, mais votos do que o PSD, violência física contra o PCP, dietas à deputada do PAN e aplausos contraditórios sobre a guerra na Ucrânia.
O partido de Ventura recebe este domingo um neerlandês que queria banir o Alcorão, um romeno que chama homossexuais de "aberração", um eslovaco com alegadas ligações à máfia e um assessor fantasma francês.
É o quinto congresso do Chega em quatro anos de existência. De volta aos estatutos de 2019, após chumbos do TC, Ventura vai afastar da direção quem já lhe fez frente. Nuno Afonso vai mais longe e sairá do partido.
Há muito que os alemães não viviam uma eleição federal tão disputada e um futuro político incógnito. Os socialistas do SPD partem para o sufrágio com uma ligeira vantagem após terem sido dados recentemente como um partido acabado. Esperam-se longas e imprevisíveis negociações para a formação de uma coligação governamental.