Sábado – Pense por si

“Paz justa e duradoura.” Sim, mas qual?

Putin não quer “cessar-fogo” algum, está só a inverter a narrativa para fazer Trump virar a agulha do que saiu de Jeddah. O Kremlin quer a Ucrânia toda. Não se contentará com uma “paz” que lhe garanta os territórios ocupados. A Europa já percebeu o risco - e isso muda pelo menos uma parte deste jogo.

Blocada

A pensar em Israel, o Bloco, especialista na história que lhes convém, quer impedir vendas e compras a colonatos em territórios ocupados. Ideia repetente de 2023. Pode ser que seja a última.

Débora Calheiros Lourenço

Porque é que a Jordânia e o Egito não querem acolher palestinianos? 

Os vizinhos de Gaza e da Cisjordânia acolheram refugiados palestinianos depois da Nakba e da Guerra dos Seis Dias, mas agora rejeitam o plano de Donald Trump para a retirada de palestinianos dos territórios: temem que tal impeça a construção de um estado palestiniano.

Luana Augusto

Zelensky diz estar pronto para trocar territórios com a Rússia

O presidente ucraniano revelou que esta possibilidade se encontra em cima da mesa, mas não indicou quais os territórios que previa reclamar. A notícia surgiu após Donald Trump ter informado que se iria reunir com Zelensky para discutir o fim da guerra. 

Lusa

Parlamento aprova reposição de 302 freguesias

Freguesias, que agora vão ser repostas, foram agregadas em 135 uniões de freguesia ou extintas e os seus territórios distribuídos por outras autarquias durante a reforma administrativa que em 2013 reduziu 1.168 freguesias do continente.

Negócios

Passaporte português continua a ser dos mais poderosos do mundo

O passaporte português permite viajar para 190 países ou territórios sem necessidade de visto, o que o torna um dos passaportes "mais fortes" do mundo. Portugal surge a par de Bélgica, Nova Zelândia, Portugal, Suíça e Reino Unido com a quinta classificação mais elevada. Ainda assim, Portugal cai uma posição face a 2023.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)