
Consumo de droga à luz do dia na Mouraria
Há mais pessoas a fumar heroína e cocaína nas ruas da Mouraria – uma das razões é o fecho da sala de consumo da zona. Novo espaço, aceite pela Câmara de Lisboa, tarda em abrir.
Há mais pessoas a fumar heroína e cocaína nas ruas da Mouraria – uma das razões é o fecho da sala de consumo da zona. Novo espaço, aceite pela Câmara de Lisboa, tarda em abrir.
A porta-voz do PAN sublinhou ainda a importância de valorizar os profissionais do setor, destacando que essa valorização deve abranger não apenas os médicos, mas também os enfermeiros, auxiliares e outros técnicos de saúde.
Psicóloga e comentadora política, é um caso raro na política portuguesa: já apoiou ou foi candidata por cinco partidos/movimentos diferentes, que entre si defendem políticas contrárias.
O Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional dos Médicos pretendem retomar as negociações com a tutela, considerando que o Governo está em plenitude de funções.
Habituámo-nos a vê-lo nos ecrãs da televisão durante a pandemia. Passado este tempo, o médico de saúde pública Ricardo Mexia diz-se “preocupado” com a falta de clareza do Governo para esta área, sem que se conheça um rumo para a saúde pública.
Desde o início da invasão da Ucrânia, dezenas de milhares de russos refugiaram-se nos países vizinhos, indignados com uma guerra criminosa e com medo das políticas repressivas de Vladimir Putin.
As sondagens mostram que há ainda muitos indecisos. Para o ajudar a decidir, a SÁBADO preparou um guia com o que fica desta campanha em relação a cada partido.
Diretora clínica afirmou que devido à pandemia, "os médicos têm várias solicitações e, por isso, pontualmente, houve a falha neste período".
Presidente do PSD aproveitou para contar um episódio em que quis ir do Porto para Faro na TAP, mas que, devido a atrasos nos voos, teve de ficar sete horas à espera no aeroporto de Lisboa, uma vez que não há voos diretos da TAP entre o Porto e a capital algarvia, pelo que quase "mais valia ir de bicicleta".
Mesmo depois da terceira dose da vacina, continuam a ocorrer surtos de covid-19 entre idosos. Há críticas às regras contraditórias nas visitas, juntamente com algum alívio nas restrições que poderá ter originado mais casos. Outros acusam a DGS de esconder a realidade.
Recebem milhões em quotas. Têm outros tantos milhões em património e poupam muito ao Estado. Também são audíveis nas críticas – o suficiente ou em demasia?
O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, disse em entrevista que "para formar um médico de família experiente não é preciso, se calhar, ter o mesmo nível, a mesma duração de formação, que um especialista em oncologia ou um especialista em doenças mentais".
O coordenador da task force para a vacinação aludiu a estudos sobre as Células T que "indicam, exatamente, o contrário", nomeadamente que a imunidade "fica adquirida por um longo período, se não para a vida toda".
"A situação agravou-se em abril porque se continuam a verificar -- e eram previstas -- aposentações. Só este ano aconteceram mais de 100, mas, por outro lado, temos também mais 59 mil inscritos nos cuidados de saúde primários só neste quadrimestre", justificou Marta Temido.
Padres, autarcas e dirigentes do INEM integram uma lista crescente de pessoal não prioritário que já foi vacinado.
Em comunicado, o INEM desmentiu esta versão e negou "todas e quaisquer acusações de favorecimento pessoal" no seu processo de vacinação.