Sábado – Pense por si

Marco Alves

Transparência. Como os políticos escondem documentos

Da Lisboa de Carlos Moedas aos governos de Costa e Montenegro, das câmaras comunistas da Margem Sul às juntas do PS e do PSD, políticos de todos os quadrantes recusam mostrar como gastam o dinheiro dos cartões e fundos de maneio que têm nos gabinetes. Recorrem a serviços jurídicos pagos pelo Estado e chegam a invocar "reserva da vida privada". Esta é a história de uma odisseia que dura há dois anos e já originou 42 queixas, 21 processos judiciais e 6 sentenças.

Marco Alves

Qual é o problema com os almoços de trabalho? Talvez peculato

Se um autarca, além do salário, recebe também um valor para despesas de representação (no caso de Oeiras são €1.124/mês) não pode apresentar faturas de refeições "de trabalho" ou de "representação", como explicam vários juristas. Em causa pode estar o crime de peculato.

Caixa Multibanco - Caixa Geral de Depósitos
SÁBADO

Caixa limita talões de multibanco a um por semana

O banco está, desde maio, a limitar a impressão dos talões de saldos e movimentos a um por semana. Ajustamento é feito para promover canais digitais e para garantir que os objetivos de sustentabilidade são cumpridos.

Bruno Faria Lopes

Como os supermercados viciaram preços durante quase 10 anos

A Autoridade da Concorrência publicou as decisões, com excertos de centenas de emails, que sustentam a multa histórica de 304 milhões de euros aos maiores supermercados e aos fornecedores de cervejas Sagres, águas do Luso e outras bebidas.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)