
Lionel Richie regressa a Portugal em 2025 com nova digressão mundial
Lenda da música atua na MEO Arena a 29 de julho.
Lenda da música atua na MEO Arena a 29 de julho.
O que tem um filme sobre um trio irlandês a dizer do poder da subversão, da palavra e da música para a soberania e a liberdade? Muito. Eis "Kneecap", um retrato geracional cheio de ironia.
O filme que chega esta 5.ª, 20, aos cinemas portugueses brilhou no Festival de Sundance e percebe-se porquê: é um filme terno e íntimo que surpreende.
O realizador de Anora retratou trabalhadores do sexo e atores pornográficos, filmou com iPhones e empregou atores amadores - assim se fez o caminho de Sean Baker até aos Óscares.
A 18.ª edição do festival vai decorrer de 10 a 16 de setembro. Vão ser exibidos filmes como "Cartas Telepáticas", de Edgar Pêra e "Sasquatch Sunset", de David e Nathan Zellner.
A tensão tem raízes antigas: o território tem sido disputado por povos que ali vivem desde a Idade do Bronze, há mais de 5.000 anos. Estas produções ajudam a entender o conflito.
Compôs para Dionne Warwick, Aretha Franklin ou Tom Jones. E os Beatles, Elvis ou Sinatra quiseram gravar as suas canções. Morreu aos 94 anos.
Pela primeira vez, há um filme português nomeado nos Óscares. Trata-se de uma curta-metragem de animação, do realizador português João Gonzalez.
Vasco Sá e David Doutel levam a um dos maiores festivais de cinema independente do mundo Garrano, a mais recente curta-metragem assinada pela dupla portuense. A SÁBADO falou com os realizadores sobre o filme e sobre os desafios do cinema de animação.
Crime, horror e bullying deixam uma pequena cidade da Estremadura espanhola em alvoroço. “Porquinha”, a primeira longa-metragem de Carlota Pereda, estreia esta quinta, 19, em Lisboa, Coimbra e na plataforma Filmin.
Festival decorre de 16 a 24 de setembro. Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues, e documentários sobre Esther Newton e Patricia Highsmith destacam-se na programação.
Carloto Cotta, que nasceu em Paris em 1984 e vive em Portugal desde a adolescência, estreou-se no cinema em 2003, no filme 31, de Miguel Gomes, e também na telenovela Lusitana Paixão, da RTP.
Filme independente comprado pela Apple com um elenco com atores surdos venceu o prémio principal da 28.ª cerimónia de entrega dos prémios Screen Actors Guild.
Joana Vicente desempenhava as funções de diretora executiva do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF, na sigla em inglês), desde novembro de 2018.
Minari, a terceira longa metragem de ficção do semidesconhecido Lee Isaac-Chungaf, causou burburinho nos Óscares e levou a estatueta de melhor atriz secundária. Já pode ser visto nas salas nacionais.
O filme conta a história de Amy, uma rapariga parisiense de 11 anos que tem de fazer equilíbrios entre as regras rigorosas da sua família senegalesa e a 'tirania' da aparência e das redes sociais.