Sábado – Pense por si

Marco Alves

O que é o 25 de Novembro e porque é que o PCP o odeia?

Para os comunistas, a data representa a derrota (às mãos de Ramalho Eanes, de Mário Soares e do Grupo dos Nove) de uma "insurreição popular armada" que queria implementar em Portugal uma sociedade de inspiração soviética.

sabado viajante 27 jul.mp4

A SÁBADO Viajante no Uzbequistão

Esta semana, descobrimos os milhares de anos de história deste país da antiga União Soviética que é hoje um dos maiores destinos de turismo na Ásia Central.

João Carlos Barradas

A Geórgia mais longe do sonho europeu

Perto da votação final de uma nova lei de “agentes estrangeiros” ao estilo de Putin, a ex-república soviética entrou em rota de colisão com a União Europeia, os Estados Unidos e a NATO.

Cuidados Intensivos

Guerra de trincheiras

O 25 de Novembro é “divisivo”? Claro que é: divide os democratas daqueles que sonhavam com uma solução soviética, ou talvez cubana, para Portugal. Pelo mesmo critério, o 25 de Abril também é “divisivo”: divide os democratas daqueles que preferiam a continuidade do Estado Novo.

Vasco Rato

100 anos da União Soviética. A tragédia da utopia leninista

A URSS foi para muitos a esperança de um mundo fraterno, solidário e igualitário. Um raio de luz contra o capitalismo. Mas acabou por se tornar um sinónimo de tirania, terror e servidão, que deixou para trás um legado de muitos milhões de mortos

Diogo Barreto

Putin anuncia: "A Rússia tem quatro novas regiões"

O presidente russo disse que os referendos realizados nas regiões ocupadas "mostraram a vontade inequívoca do povo". E sublinhou que não tem desejos de "trazer de volta a União Soviética".

3
Sofia Parissi

Retratos do mundo na Cordoaria

Cobriu a invasão soviética do Afeganistão e fez a famosa foto da Rapariga Afegã, capa da revista National Geographic em 1985. Algumas das mais icónicas imagens do fotógrafo Steve McCurry podem ser vistas em Lisboa.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana