
O mês que expulsou os milionários do país
Com as contas congeladas, foram impedidos de entrar nas empresas e presos em beliches de Caxias. Alguns, fugiram – um deles pelo telhado de casa.
Com as contas congeladas, foram impedidos de entrar nas empresas e presos em beliches de Caxias. Alguns, fugiram – um deles pelo telhado de casa.
As centenas de emails comprometedores que a Autoridade da Concorrência apreendeu em casos lesivos dos consumidores podem não ser utilizáveis, após as decisões do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional.
A inflação mais alta dos últimos 30 anos não travou os lucros dos maiores supermercados em Portugal. O segredo não está apenas em vender muito, mas também na relação de poder com os fornecedores e na negociação de contratos. Já cercado por um megaprocesso da Autoridade da Concorrência, o setor arrisca agora pagar mais impostos.
Um megaprocesso da Concorrência revela como grandes fornecedores e cadeias de retalho se concertaram durante anos para fazerem preços iguais – e mais altos.
A Autoridade da Concorrência decidiu multar, num total de 24,6 milhões de euros, as cadeias de supermercados e a empresa Bimbo Donuts por fixação de preços.
A multa à Super Bock e a vários supermercados foi o terceiro passo de uma investigação inédita da Autoridade da Concorrência à viciação de preços. Modelo Continente e Pingo Doce lideram multas. Há mais oito acusações feitas e processos a caminho. E pode não ficar por aqui.
Ainda antes das disputas na família apareceram dois falsos filhos do milionário. Agora, os herdeiros já licitaram os bens, mas o acerto de contas continua por fazer e o fim do processo – que começou em 1988 – está longe.
A Autoridade da Concorrência publicou as decisões, com excertos de centenas de emails, que sustentam a multa histórica de 304 milhões de euros aos maiores supermercados e aos fornecedores de cervejas Sagres, águas do Luso e outras bebidas.
A empresa repudia "toda e qualquer prática que lese o interesse dos consumidores e que impeça a aplicação de preços baixos".
Autoridade da Concorrência divulgou alguns dos emails que recolheu nas buscas a supermercados, que serviram para multar em 304 milhões de euros quase todo o sector e os fornecedores Central de Cervejas e Primedrinks.
Autoridade da Concorrência multou em 304 milhões de euros seis cadeias de supermercados, dois fornecedores de bebidas e dois responsáveis individuais, por concertarem, de forma indireta, os preços de venda.
Em causa está a prática de concertação de preços. A maior multa, de 121,9 milhões de euros, foi aplicada à Modelo Continente.
Segundo a Autoridade da Concorrência, o Modelo Continente, o Pingo Doce e a Auchan concertaram os preços praticados ao consumidor com o fornecedor de bebidas alcoólicas Active Brands.
Saíram do país com passaportes falsos, disfarçados com chapéus e gabardinas e até com recém-nascidos em carros que avariaram a caminho de Espanha. Uns para não serem presos, muitos porque tinham sido saneados e precisavam de um emprego.
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas anunciou que adquiriu a um grupo de investidores privados liderado pela Capital Criativo a totalidade da Mineraqua Portugal. O valor não foi revelado.
A greve irá decorrer durante a toda a semana em três períodos distintos de duas horas. "Vai começar a faltar a cervejinha no mercado."