Socialismo europeu em estado: Vegetativo
A queda do socialismo enquanto força dominante em muitos países europeus não se deu de forma abrupta, mas através de um processo gradual de desgaste.
A queda do socialismo enquanto força dominante em muitos países europeus não se deu de forma abrupta, mas através de um processo gradual de desgaste.
Gouveia e Melo confirmou que é candidato às presidenciais de janeiro de 2026, em declarações à Rádio Renascença, no passado dia 14, em plena campanha eleitoral para as legislativas antecipadas.
O fundador do CDS é o próximo retratado na coleção Pequenas Biografias. Como evoluiu o seu pensamento político, as relações com Sá Carneiro e Mário Soares e a aproximação a José Sócrates e ao PS.
A detenção de Ekrem Imamoglu, o popular autarca de Istambul e rival de Recep Erdogan pelo poder, fez rebentar os protestos e a repressão. Os manifestantes, na maioria jovens, resistem à deriva total para a autocracia.
Numa análise ao texto do almirante, o politólogo João Pereira Coutinho diz que Gouveia e Melo se posiciona como o candidato do centrão com um discurso "Miss Mundo".
O ex-chefe de Estado Maior da Armada publicou um texto no Expresso onde dá a conhecer as suas posições políticas.
Pedro Nuno Santos já defendeu que é "importante que haja apenas uma candidatura" do campo político do PS porque "aumenta as possibilidades de vitória".
Eu sei que sou “xexé”, “senil”, “ultrapassado no prazo de validade”, “aldrabão”, “comunista”. “infiltrado” no PSD, MRPP e “inútil”. Enfim, um festival que deve dar um pequeno prazer a quem vive anonimamente.
A sua coragem, a sua alegria, o seu bom-viver, contadas por mil e um testemunhos, são qualidades épicas que completam a imagem de um homem genuíno que se tornou herói da nossa epopeia coletiva de ditadura, revolução e democracia.
Para a nova direita radical populista, que avança numa Europa em que “o centro está a desaparecer”, a ideia económica de que o mercado resolve tudo morreu, sublinha Jaime Nogueira Pinto – e o wokismo é alimento para crescer.
Um tema em que as bases do Partido Socialista e o Turismo de Portugal parecem concordar com a reflexão do Ministério Público?
Análise a textos publicados na imprensa nacional concluiu que maioria é de direita. Mas também colocou Miguel Sousa Tavares no centro-esquerda: "Não me surpreende nada", diz o comentador.
Não comeu lavagante, mas “arroz de lavagante”. O presidente da câmara de Oeiras queixou-se da SÁBADO, mas não deixou de andar, falar, e mostrar uma “joia escondida” do seu concelho, a Fábrica da Pólvora (mas garante que não é explosivo). Em 4200 passos e 3,3 quilómetros.
O líder parlamentar do PSD considerou que a matéria do referendo não tem nada que ver com a questão orçamental e, quanto à substância, considerou-a "desenquadrada daquilo que têm sido as opções políticas que foram sufragadas pelos portugueses e que estão no programa do Governo".
Numa boa parte da imaginação coletiva dos europeus continua a residir uma Europa mítica que já não existe – uma Europa da liberdade, dos direitos humanos e da prosperidade. Muitos dos europeus que se agarram a essa imagem são incapazes de identificar as profundas transformações em curso.
Há guerras-relâmpago, e há campanhas eleitorais ainda mais breves e faíscantes. A epopeia das europeias tem impactos diferentes, dentro e fora de portas. Mesmo que se possa discutir o que são, nos dias que correm ou que andam, as tais “portas”