Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
01 de janeiro de 2025 às 23:00

A cloaca e Pavlov

Eu sei que sou “xexé”, “senil”, “ultrapassado no prazo de validade”, “aldrabão”, “comunista”. “infiltrado” no PSD, MRPP e “inútil”. Enfim, um festival que deve dar um pequeno prazer a quem vive anonimamente.

Na actual ecologia política, o insulto tem um papel essencial. É aliás, em quase todos os casos, o lubrificante das redes sociais e dos comentários não moderados, locais onde praticamente não há discussão, mas invectivas e respostas pavlovianas. Eu sei bem o que isso é, porque a semana passada tive um surto de insultos por causa do que disse e escrevi sobre a “operação” na Rua Benformoso. Nos dias de hoje é bom sinal, porque isso significa que algum nervo, ou melhor muitos nervos, toquei com o que disse. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.