O problema somos nós
A verdadeira insustentabilidade está neste capitalismo de dados que transforma formas de vida sem que ninguém disso se aperceba e faz de nós uma espécie de amiba que vai na onda sem reparar que está no mar.
A verdadeira insustentabilidade está neste capitalismo de dados que transforma formas de vida sem que ninguém disso se aperceba e faz de nós uma espécie de amiba que vai na onda sem reparar que está no mar.
Em 2022, cada pessoa que vive no espaço comunitário consumiu, em média, 66,6 sacos de plástico leves.
As autoridades californianas defendem que a petrolífera falsificou informações para que os consumidores acreditassem que todo o plástico é reciclável.
Em Moscovo, os voluntários organizaram-se para ajudar as mais de 76.000 pessoas já retiradas da região de Kursk devido à ofensiva ucraniana.
Algumas pessoas ficaram cegas, outras desmaiaram na rua e outras morreram antes de conseguirem chegar ao hospital.
Ainda não têm 30 anos e já encontraram espaço no xadrez do poder. São políticos, comentadores, ativistas, investigadores, artistas e desportistas. Falámos com eles e traçamos-lhes os perfis.
André, José e Pedro tanto abusaram na bebida que agora estão em tratamento. As noitadas de copos entraram na rotina, entre amigos, e levaram à desmotivação na escola. O psiquiatra Luís Patrício acompanha estes casos clínicos, enquanto o ICAD alerta para a situação nos mais novos: o consumo quadruplicou em 10 anos.
José e Dina estão juntos há mais de 30 anos e sempre viveram dos rendimentos do seu trabalho. Há um ano foram condenados por tráfico de estupefacientes, apesar de garantirem que estavam apenas a "guardar" a droga.
Milhões de pellets de plástico poluem as praias desde que um contentor caiu de um navio ao largo de Viana do Castelo. Galegos têm recolhido o que podem com pás e passadores.
Passou do jornalismo à realização de documentários, usando parapentes para filmar entre montanhas. Deixa o alerta: "Não podemos esperar poluir este planeta e, ao mesmo tempo, contar com ele para nos fornecer alimentos saudáveis, água potável e oxigénio limpo para respirar. É uma coisa ou outra."
A situação foi divulgada através de imagens dos bebés numa cama do hospital Al Shifa, rodeados de caixotes e embrulhados em papel, depois das incubadoras serem desligadas por falta de energia.
O maior hospital da Faixa de Gaza foi invadido por militares israelitas, que dizem ter neutralizado militantes do Hamas.
Hospital Al Shifa está rodeado pelas tropas israelitas e os cortes de eletricidade fazem com que as incubadoras não funcionem.
Um relatório da WWF em vésperas da negociação do tratado global sobre plásticos revela as desigualdades entre países ricos e pobres. Desde 2019, só 9% dos resíduos de plástico são reciclados no mundo.
Sacos de plástico ultraleves usados na venda de pão, fruta ou legumes vão ser sujeitos a uma contribuição, à semelhança do que acontece com os restantes.
Daniel Sancho cortou o corpo da vítima em 14 pedaços, que colocou no lixo e no mar. Pode vir a enfrentar pena de morte.