
Diogo Pacheco de Amorim do Chega falha eleição para vice-presidente do Parlamento
O anúncio dos resultados para a mesa da Assembleia da República foi feito pela secretária da mesa Germana Rocha.
O anúncio dos resultados para a mesa da Assembleia da República foi feito pela secretária da mesa Germana Rocha.
Partido conquistou mais um deputado - tem agora nove - e cresceu ligeiramente em votos, mas ficou aquém das expectativas. Hecatombe do PS leva a AD a ter mais votos do que toda a esquerda unida e a não precisar da IL, que também não tem incentivo para um arranjo maior com Luís Montenegro, confirmou Rui Rocha.
Rodrigo Saraiva está a acompanhar a noite eleitoral no NOW
Frente a Frente no NOW, João Ferreira recordou que Mariana Leitão já tinha dito que votaria contra uma moção de confiança e que, no entanto, isso não aconteceu. Já Rodrigo Saraiva defendeu que a Aliança Democrática pretendia ir a eleições.
Raspanetes à frente de todos no bar, zangas, queixinhas e cumplicidades. Durante as últimas semanas, andámos por São Bento a tomar o pulso aos bastidores do partido liderado por André Ventura na altura em que se debatia com o caso do deputado Miguel Arruda e das ofensas às outras bancadas
Na quinta-feira o Chega acusou uma deputada do PS de apenas intervir em temas de deficiência, seguiu-se uma troca de insultos, que gerou indignação geral. Alvo era afinal Isabel Moreira.
O ministro dos Assuntos Parlamentares acusou a esquerda de mentir e responder apenas aos próprios interesses durante o debate da proposta do BE.
Segundo Paulo Rangel, havia três cidadãos nacionais entre os reféns, um dos quais soube-se recentemente que estava morto.
O cabeça de lista da Iniciativa Liberal passou a noite quase isolado na expectativa de ficar à frente do Chega. Não conseguiu por pouco, mas comemorou resultado histórico.
Votação decorreu durante a tarde, entre as 16h25 e as 17h15, por voto secreto, e os resultados foram anunciados em plenário cerca de uma hora depois.
O Chega vai trazer novas e inusitadas profissões ao parlamento. Mas noutras bancadas há quem esteja ligado a jornais, barcos, pecuária e até escolas de condução. E a (muitas) consultoras e imobiliárias.
"O PSD informou esta tarde o Chega que viabilizará a nomeação de vários dirigentes do partido para vice-presidente da Assembleia da República, secretário e vice-secretário", disse o presidente do Chega, André Ventura.
Mariana Leitão, eleita por Lisboa e uma das novidades na bancada da IL na sequência das últimas eleições, foi chefe de gabinete do grupo parlamentar.
O copo meio cheio dos liberais: mantêm os oito deputados conseguidos em 2022, resistindo à tenaz do voto útil e da subida dos rivais. O copo meio vazio: a IL atingiu um teto e, pior, não se tornou indispensável para a governabilidade da direita moderada, contra a esquerda e o Chega.
Governador do Banco de Portugal vem a público depois do Presidente da República ter desmentido que o teria convidado para liderar o Governo.
Mário Centeno disse em entrevista ter recebido "um convite do Presidente e do primeiro-ministro para refletir e considerar a possibilidade de liderar o Governo". Presidente desmentiu-o.