Caixa, Novo Banco e uma lição sobre o Estado
Depois de dramas e perdas, dos dois bancos vêm boas notícias. O sucesso da Caixa, contudo, dá que pensar sobre o que poderia ter sido o rumo do Novo Banco.
Depois de dramas e perdas, dos dois bancos vêm boas notícias. O sucesso da Caixa, contudo, dá que pensar sobre o que poderia ter sido o rumo do Novo Banco.
Mário Centeno suspendeu João Valle e Azevedo, hoje deputado, quando soube pelos media que este colaborava com o PSD. A história do choque em 2023 ilustra a degradação do ambiente entre os técnicos do banco e o governador. E mostra, pelo meio, como a política se infiltra na vida do banco central.
Trocaram presentes em modo amigo secreto, falaram sobre ter filhos e escolher candidatos presidenciais – e picaram-se. São adversários o resto do ano, mas a SÁBADO juntou-os em paz.
Quase seguiu Belas Artes, mas trocou a vocação pela economia. Trabalhou nos EUA com estrelas mundiais, enquanto fazia ultramaratonas, triatlo e trapézio voador. Será agora a “vigilante” do complexo setor das telecomunicações.
O antigo governador do Banco de Portugal diz que só a partir de 2010, quando já não estava em funções (mas sim Carlos Costa), é que se registou um salto significativo na exposição do BES ao BESA.
O partido quer ouvir mais de 30 personalidades e pediu acesso a 17 documentos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco.
Os partidos têm até hoje para entregarem a lista de nomes e documentos que querem ouvir ou pedir no âmbito da comissão parlamentar. PSD quer ouvir mais de 70 personalidades.
PCP pretende ouvir na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução 17 personalidades ou entidades, para além de pretender ter acesso a um conjunto de documentos.
O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças de Mário Centeno é o novo vice-presidente e membro do Comité de Gestão do Banco Europeu de Investimento e assume o cargo já esta sexta-feira.
O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças Ricardo Mourinho Félix foi indicado como candidato a vice-presidente do Banco Europeu de Investimento
Governante vai ser substituído pela deputada Rita Borges Madeira no bancada parlamentar socialista.
Esquerda parlamentar demarcou-se da intenção do partido de estabelecer um período de nojo entre o exercício de funções governativas na área das Finanças e o desempenho do cargo de governador do Banco de Portugal.
Mudanças, que constituem a primeira remodelação do XXII Governo Constitucional, serão oficializadas numa "cerimónia restrita" no Palácio de Belém.
António Costa agradeceu todo o trabalho de Mário Centeno - e só não selou a despedida com um abraço devido à covid-19 - e afirmou ter plena confiança no novo ministro das Finanças.
Não é só Mário Centeno que abandona o cargo. Os secretários de Estado Ricardo Mourinho Félix e Álvaro Novo, que Centeno levara do Banco de Portugal vão também sair.
Foi o responsável por negociar com os sindicatos sobre o descongelamento da progressão de carreira e o secretário de Estado responsável pelas cativações. Agora é o novo ministro.