
JPP: O partido dos irmãos Sousa chega a São Bento
Já contavam, mas houve festa em Santa Cruz, Madeira. O segundo partido no arquipélago ainda não sabe onde se quer sentar (esquerda ou direita?), mas vai ter causas nacionais, como a regionalização.
Já contavam, mas houve festa em Santa Cruz, Madeira. O segundo partido no arquipélago ainda não sabe onde se quer sentar (esquerda ou direita?), mas vai ter causas nacionais, como a regionalização.
No seu discurso de encerramento, o novo líder do PSD deixou claro que, ao contrário de Rio, não vai apoiar referendo à regionalização em 2024. E acusa possíveis sucessores de Costa de "extremismos".
"Tenho grandes dúvidas sobre a importância de uma regionalização nesta altura. Entendo que há que mobilizar o país e não dividi-lo", afirmou o antigo Chefe do Estado.
A criação de regiões como um poder intermédio entre as administrações central e local está prevista na Constituição desde 1976, mas nunca avançou.
A criação de uma agência anticorrupção especializada, a despartidarização da administração pública e a possibilidade de escrutínio das decisões de investimento do Estado são algumas das propostas para melhorar a qualidade da democracia portuguesa.
Comissão para a reforma do sistema político do PSD vai preparar mudanças nas leis eleitorais, mas também está previsto que se fale da regionalização.
O modelo que a candidata presidencial defende é o do "Relatório Cravinho", que concluiu que a reforma que o país precisa "só é possível quando se fizer a regionalização".
Candidata presidencial considera que tem sido o "poder local" o grande responsável pelo desenvolvimento do país e que o atual Presidente da República está a fazer com que Portugal perca oportunidades.
O Presidente da República vetou dois diplomas da Assembleia da República que tinham sido aprovados no último plenário antes das férias parlamentares e promulgou 17 diplomas.
"Parece-me mesmo tratar-se do impulso político que se exige para contrariar as tendências perigosas de estreitamento, deslaçamento e concentração unipolar", considera José Reis.
Coordenadora do Bloco de Esquerda considerou que quando existe um "vazio regional e institucional" no processo de tomada de decisão "e as decisões são tomadas na mesma", existe "todo um caminho para a opacidade".
Apelidado de pessimista, foi crítico de todos os governos, da regionalização, de Cavaco Silva, de Mário Soares, analisou "os portugueses", ou "os indígenas", que "dizem mal dos outros portugueses e de Portugal".
Palavras foram proferidas pelo líder do Chega na Assembleia da República durante o debate sobre a regionalização. Foi apupado pelos restantes deputados.
Parece que há quem vote em Rio por ser do Porto e não vote nele por não ser de Lisboa. Este tipo de votações é mau sinal para o PSD, porque acentua a regionalização dos resultados por razões que pouco têm a ver com a política
"Eu tinha-me limitado a dizer que 2020 e 2021 era tempo da descentralização e não da regionalização. O senhor primeiro-ministro foi mais longe porque disse que até 2023 é cedo para a regionalização", disse o Presidente da República.
Catarina Martins crítica processo de regionalização sem democracia, com a eleição das CCDR sem autarcas. Defende que as populações se devem pronunciar.