Sábado – Pense por si

Guerra e Paz

A Moldova votou, e agora?

A diversidade étnica, demográfica e regional da Moldova reflete-se nos atos eleitorais, com populações mais russificadas, conservadoras e céticas em relação à UE de um lado, e outras mais urbanas e pró-ocidentais do outro.

João Carlos Barradas

Ucrânia. Dois anos de guerra

A Ucrânia sobrevive às sucessivas campanhas de bombardeamento e incursões graças ao auxílio ocidental e a uma enorme sangria militar. A paz continua a ser uma perspetiva distante.

Editorial

O mundo deixou de importar?

Portugal sempre foi um País pequeno com vocação global e uma influência inversamente proporcional à sua dimensão. Chegar ao fim de 28 debates sem que se saiba o que os candidatos pensam sobre a guerra, a UE ou a posição do País no mundo parece mostrar que o País está condenado a remeter-se à sua real dimensão.

Lusa

Um em cada 10 residentes em Portugal é imigrante

As nacionalidades mais representadas entre os imigrantes em Portugal em 2022 eram a brasileira, que constituía um quarto do total de cerca de 1,1 milhões de imigrantes no país, seguida da angolana, que representava uma fatia de 14%.

Margarida Davim

AfD na Alemanha. O regresso da extrema-direita

Passaram-se 78 anos desde a queda do nazismo e a Alemanha parece estar a perder o receio da extrema-direita. O partido radical AFD cresce e isso tem efeitos até nos outros partidos.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.