
OE2025: Receita do Estado com impostos cresceu 22% até junho
Aceleração na entrada de receita tributária é explicada sobretudo pelo facto de as empresas terem entregado o IRC mais cedo do que em 2024.
Aceleração na entrada de receita tributária é explicada sobretudo pelo facto de as empresas terem entregado o IRC mais cedo do que em 2024.
Oferece-se para visitas pelo País e para entrevistas, chegou a ter uma biografia na calha e criou conferências de imprensa e espaços de opinião próprios no BdP: o governador e pré-candidato tem Belém em vista (se o PS o quiser).
São 2.161 documentos para o Governo fazer obras por todo País, algumas quase faraónicas, outras comezinhas, que vão da construção de regadios a maus cheiros em aterros. Também há propostas sobre armas, touradas, patrulhas acrobáticas, peixe-espada, direitos LGBT, matadouros, jacintos-de-água, streaming ou expropriação da Cova da Moura.
Do “Plano Kalergi” de substituição ao esquema oculto para uma Nova Ordem Mundial, do elogio a um genocida ao barco cedido e não devolvido: as teorias e o CV do candidato-bomba que pode rebentar com os planos de sucesso europeu de André Ventura.
Impostos sobre isqueiros, taxas para erradicar gafanhotos e penalizar a pornografia. A imaginação de quem cobra foi refletindo os tempos, mostra o fiscalista Sérgio Vasques. Várias taxas antigas mantêm-se hoje, com outra roupagem.
António Costa não subiu salários por a inflação ser “temporária”, mas já admitiu que “vamos continuar a ter inflação”. O PCP exige respostas.
Pedro Nuno Santos, exibido como papão esquerdista nestas eleições, tem, por isso, muito trabalho pela frente se quiser, algum dia, ganhar eleições. A começar, porventura, pela revisão e pela atualização do seu esquerdismo.
Em junho de 2020, o então secretário de Estado do Orçamento era um governante discreto, nome pouco conhecido da opinião pública, quando foi escolhido para ministro das Finanças.
O ministro das Finanças, João Leão, está esta tarde a ser ouvido no Parlamento. Uma das questões centrais em cima da mesa será avaliar o custo do confinamento para a economia e para as contas públicas.
As dívidas declaradas incobráveis pela AT em 2019 aumentaram 27,1%, de acordo com os números que constam do parecer do Tribunal de Contas à Conta Geral do Estado desse ano. Dívida em cobrança coerciva chegou aos 21,1 mil milhões de euros.
Auditoria ao financiamento da atividade reguladora da aviação civil concluiu que a ANA - Aeroportos de Portugal recebeu 157 milhões de euros, entre 2015 e 2017, que foram omitidos das contas públicas.
"Verificamos o enorme potencial de aumento geral dos salários e do salário mínimo nacional", afirma a comissão executiva da Intersindical.
Prazo até 2 de janeiro para pagar impostos sobre produtos petrolíferos e tabaco ajudou a maior cobrança.
As propostas de alteração ao Orçamento do Estado começam esta segunda-feira a ser votadas na especialidade no Parlamento. Há quase mil propostas de alteração apresentadas pelos partidos.
Esta estimativa foi apresentada por António Costa numa conferência de imprensa sobre os três anos de funções do Governo, na Casa de Allen, no Porto.
O défice atingiu 2.022 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano, o que representa um agravamento de 165 milhões de euros face ao período homólogo