Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
01 de janeiro de 2025 às 18:00

Eça, a vida privada

As viagens exóticas, os hotéis luxuosos, as roupas extravagantes, as mulheres e os jantares com os amigos. Na semana em que os restos mortais de Eça de Queiroz vão ser transladados para o Panteão Nacional, relembramos a vida do escritor. E ainda: Clara Pinto Correia, Maude Queiroz Pereira e o património dos deputados do Chega.

O tema de capa desta semana foi sendo sucessivamente adiado, acompanhando os vários atrasos e adiamentos do processo de transladação dos restos mortais de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional. Devido à oposição de alguns descendentes, o processo esteve dois anos parado na justiça, mas quando se soube que a transladação ia acontecer mesmo, e já tinha uma data, 8 de janeiro de 2025, o jornalista Marco Alves avançou com o artigo. Ao longo de 12 páginas, relata-se o surpreendente lado pessoal do grande escritor, autor de obras comoOs MaiasouO Crime do Padre Amaro, o que obrigou o repórter a ler perto de 20 livros e a ouvir vários especialistas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1079
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.