Sábado – Pense por si

João Amaral Santos

Tojó, o parricida de Ílhavo

Na madrugada de 12 de agosto de 1999, Tojó, de 23 anos, reuniu os pais na cozinha e matou-os à facada. Diria, mais tarde, que a ideia do crime tinha sido da mulher, mas só ele foi condenado.

Vanda Marques

A mensagem revolucionária de Jesus

Não discriminou homossexuais, nem falou contra as mulheres em lugares de poder. Condenava a corrupção e a hipocrisia. Defendia que até os inimigos devíamos amar. Mas em seu nome fizeram-se guerras que ele não aprovaria. Afinal que palavras nos deixou?

Lucília Galha

Ricardo já tem a data da sua morte

Há 15 anos ficou tetraplégico. Desde então, abriu uma empresa, viu os filhos crescer e é feliz, mas já n ão quer viver – falta-lhe a liberdade. Em 2026, vai morrer através de suicídio assistido.

Sónia Bento

A busca do sono perfeito

O mercado está cheio de soluções que prometem noites descansadas. Para os especialistas, a monitorização enquanto dormimos causa ansiedade.

Talvez crónica

O corpo vergou-se à cabeça

Quando Rafael Nadal anunciou, na semana passada, que se ia retirar do circuito profissional de ténis, já toda a gente sabia que essa notícia estava para breve. A cabeça ainda queria mais, mas o corpo já estava cansado de sofrer. Na última final que ganhou em Roland Garros confessou que só conseguiu jogar porque tinha levado tantas injecções no pé nessas duas semanas, que já não o sentia.

Lucília Galha

A pandemia da saúde mental dos jovens

Cerca de 20% dos adolescentes sofrem de ansiedade e depressão e só uma pequena minoria é acompanhada. Saiba identificar os sinais de alarme e como proteger e ajudar os seus filhos.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30